Os novos autocarros elétricos serão acompanhados pela instalação de pontos de carregamento e de abastecimento a hidrogénio, um fator essencial para garantir a viabilidade da operação em todo o país.
O Governo decidiu reforçar o investimento na modernização dos transportes públicos, alocando um total de 227 milhões de euros ao plano de reforço do transporte coletivo através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Este aumento, de 137 milhões de euros, tem como objetivo a aquisição de autocarros elétricos e a expansão das infraestruturas necessárias para apoiar a transição energética no setor da mobilidade.
Com este reforço financeiro, será possível aumentar a frota de autocarros de zero emissões, atingindo um total de 861 veículos até 2026. A distribuição da nova frota abrange não só as grandes áreas metropolitanas, como Lisboa e Porto, mas também regiões com menor densidade populacional, permitindo um alcance nacional.
Os novos autocarros elétricos serão acompanhados pela instalação de pontos de carregamento e de abastecimento a hidrogénio, um fator essencial para garantir a viabilidade da operação em todo o país. O Governo aposta na eficiência da aplicação dos fundos europeus, com o objetivo de ter os investimentos concluídos dentro dos prazos estabelecidos pelo PRR, cujo encerramento está previsto para março de 2026.
O projeto será concretizado com a colaboração de vários municípios e Comunidades Intermunicipais (CIM), abrangendo localidades como Braga, Coimbra, Lisboa, Porto, Viana do Castelo, entre outras.