A Microsoft anunciou o fim do histórico de localização do Windows

- Publicidade -

O Histórico de Localização deixa de estar disponível nos sistemas operativos com suporte oficial da Microsoft.

A Microsoft anunciou a descontinuação da funcionalidade do Histórico de Localização do Windows. “Estamos a descontinuar e a remover o recurso Histórico de Localização, uma API que permitia à Cortana aceder durante 24 horas ao histórico do dispositivo quando a localização estava ativada”, escreveu a Microsoft no seu comunicado. “Com a remoção do recurso Histórico de Localização, os dados de localização deixarão de ser guardados localmente e as configurações correspondentes também serão removidas da página de Definições”, continuou a tecnologia.

O anúncio da Microsoft é um pouco estranho, pois destaca o abandono de uma funcionalidade intimamente ligada à Cortana, que já não faz parte do Windows 11, com o foco a estrar numa API que se tornou agora obsoleta. Espera-se que a remoção do Histórico de Localização afete outras aplicações e serviços que dependiam desses dados para fornecer informações personalizadas. Na verdade, pode ser uma jogada da Microsoft para generalizar as suas melhorias no controlo de privacidade e torná-las mais transparentes.

Em qualquer caso, o consentimento explícito do utilizador continua a ser a norma na União Europeia, no que diz respeito à exploração de dados pessoais. Para quem não tinha conhecimento, nas Definições do Windows 10/11 era possível aceder à Privacidade e Segurança e, depois, à Localização para limpar o histórico de localização de um dispositivo.

Recentemente, a Microsoft voltou a abordar a questão da depreciação para explicar que um anúncio de depreciação é um aviso para indicar uma futura remoção ou exclusão. Não há mais desenvolvimentos e evoluções ativas, mas a remoção real pode demorar algum tempo.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados