Este avanço permite à Renfe planear futuras circulações comerciais do comboio Al Ándalus em território português.
O comboio turístico Al Ándalus concluiu com sucesso os testes técnicos necessários para a certificação da sua circulação em Portugal, revelou a espanhola Renfe. Este avanço representa um passo fundamental na expansão das operações turísticas entre Espanha e Portugal, reforçando a possibilidade de uma nova oferta ferroviária de luxo na Península Ibérica.
A Direção de Comboios Turísticos da Renfe promoveu uma série de testes técnicos com o objetivo de garantir que o Al Ándalus pode operar em território português sem interferências nos sistemas de sinalização e segurança das infraestruturas ferroviárias.
No passado dia 5 de fevereiro, uma composição reduzida do Al Ándalus partiu de Badajoz e chegou à estação portuguesa de Torre das Vargens, onde foram realizadas as verificações técnicas. O objetivo era assegurar que o interferência eletromagnética gerada pelo comboio não comprometia o funcionamento das infraestruturas portuguesas. A composição incluía dois furgões, um coche salão e quatro carruagens-cama, das quais duas eram de categoria Deluxe e duas de Grande Classe.
Após a preparação e execução dos ensaios ferroviários, os resultados confirmaram a viabilidade operacional do comboio em Portugal. Este avanço permite à Renfe planear futuras circulações comerciais do Al Ándalus no país, consolidando um projeto que pode vir a oferecer uma experiência de viagem diferenciada e de elevado conforto entre Espanha e Portugal.
Foto: Renfe