Com esta adição da Linha de Leixões, a rede de Comboios Urbanos do Porto passa a contar com cinco linhas.
Ontem, dia 9 de fevereiro, e após muitas promessas, a Linha de Leixões voltou a integrar a rede ferroviária urbana do Porto, estabelecendo uma ligação direta entre Porto-Campanhã e Leça do Balio.
O percurso inclui paragens em São Gemil, Hospital de São João, São Mamede de Infesta, Arroteia e Leça do Balio. A nova paragem do Hospital de São João situa-se a apenas 300 metros do Centro Hospitalar.
Com esta adição, a rede de Comboios Urbanos do Porto passa a contar com cinco linhas, juntando-se às já existentes de Braga, Guimarães, Marco de Canaveses e Aveiro. As estações de Contumil e Porto-Campanhã asseguram ligações com outras linhas urbanas e serviços ferroviários de longo curso, incluindo Alfa Pendular e Intercidades.
O serviço disponibiliza 60 circulações diárias em dias úteis, com frequência de dois comboios por hora nos períodos de maior procura. Aos fins de semana e feriados, estão previstos 34 comboios. Os passageiros podem beneficiar de ligações diretas entre Ovar e Leça do Balio, sem necessidade de mudança em Porto-Campanhã.
No que diz respeito aos títulos de transporte, a Linha de Leixões integra o sistema Andante, permitindo a utilização de bilhetes ocasionais e passes intermodais. As estações estão distribuídas pelas seguintes zonas Andante: Porto / Campanhã (PRT1), Contumil (PRT3), São Gemil (MAI4), Hospital de São João (MAI1), São Mamede de Infesta (MAI1), Arroteia (MAI1) e Leça do Balio (MAI1).
É importante notar que o Passe Ferroviário Verde não é válido nesta linha, estando a sua utilização limitada a percursos fora da Área Metropolitana do Porto, como Lousado/Braga, Vila das Aves/Guimarães, Paredes/Marco de Canaveses e Paramos/Aveiro.