O VGP Park Montijo representa o terceiro projeto entregue pela VGP em Portugal, após o VGP Park Santa Maria da Feira, em 2019, e o VGP Park Loures.
A VGP, um dos principais investidores europeus em imóveis logísticos e semi-industriais de alta qualidade, anunciou que o seu VGP Park Montijo está totalmente pré-arrendado. Este projeto, o segundo na região da Grande Lisboa, será concluído no primeiro semestre de 2025, ou seja, até 30 de junho.
Localizado na estrada nacional N5, no concelho do Montijo, o parque encontra-se a apenas 18 km do centro de Lisboa e está estrategicamente situado junto das autoestradas A33 e A12, facilitando o acesso directo à A2 e A1, bem como ao Aeroporto de Lisboa.
Com uma área bruta locável de 32.000 m², o VGP Park Montijo contará com 51 cais de descarga e uma altura livre de 12 metros. A totalidade do espaço já está arrendada a quatro empresas: LOGIFRIO, Sam’s, Spraga e JKGlobal, que ocuparão os seus respetivos imóveis até ao início do segundo semestre de 2025.
O espaço destinado à LOGIFRIO inclui 13.000 m² de instalações refrigeradas, com cinco áreas específicas de armazenamento frio Box in Box, variando entre 800 m² e 2.800 m², todas com uma altura livre de 12 metros. O projeto foi concebido para ser energeticamente eficiente, cumprindo com as diretrizes da União Europeia e com a ambição de alcançar a certificação BREEAM “Excellent”.
Para apoiar na redução das emissões de carbono, a VGP investiu na melhoria da ecoeficiência dos edifícios, no uso de sistemas inteligentes de gestão de energia e na promoção do transporte sustentável e da energia verde. Além disso, o VGP Park Montijo contará com um sistema fotovoltaico de 999 kWp, destinado a abastecer a LOGIFRIO com energia solar, parte do compromisso da empresa de produzir mais energia solar do que o consumo anual total dos seus parques.
Este novo parque representa o terceiro projeto entregue pela VGP em Portugal, após o VGP Park Santa Maria da Feira, em 2019, e o VGP Park Loures, dedicado à logística de “last mile”.