Aplicações adaptativas, notificações em tempo real, vídeo profissional e integração do Gemini são algumas das novidades do Android 16, o futuro sistema operativo para smartphones da Google.
Após duas versões iniciais destinadas ao programadores, a Google dá agora a oportunidade de mais utilizadores curiosos colocarem as mãos no futuro Android 16, com a sua primeira versão Beta, que vem recheada de novidades, entre elas aplicações adaptativas a diferentes ecrãs, notificações capazes de acompanhar eventos em tempo real e atualizados, funcionalidades de vídeo profissional e a integração do Gemini, entre outras. No entanto, a Google continuará a focar-se principalmente nos programadores.
Aplicações mais adaptativas
Uma das principais novidades do Android 16 Beta 1 é a capacidade aumentada de adaptação das aplicações a diferentes tamanhos e formatos de ecrã. Nesta nova versão, a Google começou a eliminar a capacidade dos programadores em restringir o tamanho e a orientação do ecrã nas suas aplicações. O objetivo é que as aplicações sejam exibidas em ecrã completo em dispositivos com ecrãs maiores, como tablets ou dispositivos dobráveis.
Esta limitação, que alguns programadores utilizavam para formatar a apresentação das suas aplicações de forma ideal, será gradualmente removida. Embora este processo já tenha começado, deverá estar completamente implementado até 2026, na próxima grande versão do Android, tempo suficiente para os programadores ajustarem o design das suas atuais e futuras aplicações.
Notificações em tempo real no Android 16
O Android 16 Beta 1 apresenta uma nova classe de notificações, definidas como “atualizações em direto”. Estas notificações permitem acompanhar atividades em tempo real, como o estado de uma viagem, a entrega de refeições ou até direções de navegação, resultados desportivos, entre outros exemplos. Estas notificações surgem no ecrã de bloqueio e na barra de notificações, e vão sendo atualizadas de forma contínua.
A Google integrou um modelo específico para este tipo de notificações, denominado ProgressStyle, ou seja, notificações interativas que se atualizam automaticamente, sem que o utilizador precise de abrir a aplicação. Esta funcionalidade foi introduzida pela Apple em 2022, com as Atividades em Direto no iOS, mas a Google parece querer expandi-la para outras utilizações no futuro, como o rastreio de atividades físicas.
Suporte avançado para vídeo profissional
Para utilizadores avançados e mais focados na produção de conteúdos vídeo, o Android 16 Beta 1 inclui o suporte ao codec de vídeo APV (Advanced Professional Video). Este codec foi desenvolvido para oferecer qualidade de vídeo quase sem perdas, semelhante à de um ficheiro em bruto, ao mesmo tempo que é otimizado para uso em ambientes de trabalho profissionais de pós-produção.
Eis algumas das características técnicas do codec APV, segundo a Google:
- Qualidade de vídeo sem perdas, semelhante à qualidade de vídeo em bruto.
- Codificação intra-frame de baixa complexidade e alto desempenho para melhor suporte aos processos de edição de vídeo.
- Suporte para resoluções até 8K e altas taxas de dados (até vários Gbps).
- Suporte para HDR10/HDR10+ e metadados definidos pelo utilizador.
- Suporte para visualização múltipla para conteúdos imersivos.
Navegação melhorada com gesto preditivo
O Android 16 também chega com melhorias na navegação por gestos, um recurso já anteriormente introduzido no Android 15. Agora, o gesto preditivo está disponível também para a navegação com os três botões. Na prática, isso significa que, ao pressionar durante algum tempo o botão “Voltar”, será exibida uma animação preditiva que mostra uma pré-visualização do destino da navegação. Esta nova funcionalidade visa tornar a experiência mais fluida e intuitiva.
Maior integração para o Gemini
O Android 16 também reforça a integração do Gemini, uma plataforma que permite estender determinados recursos da Google a aplicações de terceiros. Esta funcionalidade foi lançada em colaboração com a Samsung durante o anúncio do Galaxy S25, e o Android 16 agora expande a sua utilização para outros tipos de dispositivos. Embora os detalhes específicos ainda não estejam claros, esta abertura poderá permitir uma melhor interoperabilidade entre aplicações em diferentes dispositivos Android, incluindo os da Samsung.
O Android 16 Beta 1 está disponível para os equipamentos Google Pixel (a partir do Pixel 6). Para terem acesso ao mesmo, os curiosos podem visitar este endereço, fazer login com a respetiva conta Google e seguir as instruções.