As contas da Microsoft vão deixar de fazer logout automático

- Publicidade -

A Microsoft revelou uma alteração na forma como os utilizadores usam as suas contas.

A partir do próximo mês, a Microsoft vai implementar uma alteração que considera importante no que toca à gestão e logins das contas dos utilizadores. Uma alteração que poderá afetar o acesso às contas em dispositivos públicos ou partilhados, dado que as contas deixarão de fazer logout automático, requerendo uma ação manual, ou, uma navegação privada através de browsers.

Atualmente, a gestão de contas da Microsoft oferece a opção aos utilizadores de escolherem se pretendem manter-se ligados para futuras sessões ou não. Com a mudança que se aproxima, essa escolha será feita pela Microsoft que, por defeito, mantém os utilizadores ligados aos serviços e plataformas.

Esta alteração tem as suas vantagens e desvantagens. Se por um lado torna o acesso aos serviços e plataformas da Microsoft mais fácil, uma vez que não terão que introduzir os seus dados com tanta frequência, por outro poderá obrigar a um cuidado mais contínuo por parte do utilizador, que terá que sair manualmente dessas sessões. A nova forma forma de acesso às contas da Microsoft terá um maior impacto em ações baseadas na utilização em browsers (Chrome, Firefox, Edge) e em algumas aplicações do Windows, como é recorrente no inicio de videojogos comprados na Microsoft Store, ou acedidos pelo PC Game Pass.

Para evitar a exposição indesejada de informações pessoais, é, assim, altamente recomendado que, tomem precauções como: fechar a sessão manualmente, quando acedem às suas contas em dispositivos públicos e/ou partilhados; recorrer à navegação privada através de browsers; e que em último forçar logout em todos os dispositivos, através das configurações de conta.

Para além da mudança na gestão dos logins, a Microsoft também introduziu suporte para as chaves de acesso, também conhecidas como Passkeys, um sistema que permite fazer login utilizando métodos alternativos, como identificação biométrico, PIN ou através de chaves de segurança. Esta medida visa fortalecer a segurança da conta, ao mesmo tempo que simplifica o processo de acesso, oferecendo opções mais seguras e práticas do que a tradicional password.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados