Os novos preços da Netflix já entraram em vigor, com um aumento entre um e dois euros.
A Netflix divulgou os seus resultados financeiros referentes ao quarto trimestre de 2024, revelando que ultrapassou a meta dos 300 milhões de subscritores em todo o mundo. Em consequência desses resultados, revelou também que vai aumentar os preços nos, Estados Unidos, Canadá, Argentina e Portugal.
Os novos valores já entraram em vigor e podem ser consultados na página oficial do serviço, onde encontramos os seguintes preços: o plano básico com publicidade custa agora 8,99€ (anteriormente era 7,99€); o plano com normal sem publicidade custa 12,99€ (anteriormente era 11,99€); e o plano premium custa 17,99€ (anteriormente era 15,99€). Adicionalmente, os pacotes para aumentar o agregado familiar, aumentam também de 3,99€ para 4,99€. Verifica-se assim um aumento entre um e dois euros por mês, dependendo dos planos escolhidos.
No seu relatório, a Netflix justifica este aumento baseado no investimento feito pela empresa nas suas produções e na sua missão de “oferecer mais valor” aos seus subscritores: “À medida que continuamos a investir em programação e a oferecer mais valor aos nossos membros, ocasionalmente pediremos aos nossos membros que paguem um pouco mais para podermos reinvestir e melhorar ainda mais a Netflix. Nesse sentido, estamos a ajustar os preços hoje na maioria dos planos nos EUA, Canadá, Portugal e Argentina.“
A Netflix atinge 301,63 milhões de subscritores em todo o mundo
O crescimento da plataforma de streaming é, no entanto, claro, registando uma subida de 18,91 milhões de subscritores no mais recente trimestre, contabilizado mais precisamente 301,63 milhões de subscritores. Este crescimento representa um aumento de 15,9% em relação ao ano anterior, superando as expectativas do mercado, que previam apenas metade do valor registado, cerca de 9,18 milhões de subscritores. A reação positiva do mercado foi imediata, com as ações da Netflix a subirem 13,63%, alcançando os 988,18 dólares após o anúncio.
O crescimento galopante da Netflix pode ser atribuído a uma série de fatores, com a empresa a mencionar as audiências segunda temporada de Squid Game, que está prestes a tornar-se numa das produções mais assistidas na plataformas. Outros conteúdos referidos pela plataforma que também contribuíram para este sucesso, foram o filme Carry-On e o combate entre Jake Paul e Mike Tyson.
Apesar destes bons resultados, a Netflix anunciou que esta terá sido a última vez que divulgou o número de subscritores trimestrais. Pois a empresa decidiu mudar seu o foco para indicadores financeiros, como a receita e o lucro, os quais considera mais relevantes para os investidores. As receitas do quarto trimestre de 2024 aumentaram 16%, atingindo 10,24 mil milhões de dólares, o maior crescimento desde o final de 2021. O lucro líquido foi de 1,87 mil milhões de dólares, um aumento considerável em relação ao ano anterior.