Bairro Comercial Digital Vila Torres Novas: há um novo centro histórico mais moderno e digital para visitar

- Publicidade -

Apresentado há pouco mais de dois anos, o projeto começa a ganhar forma um pouco por toda a zona histórica da cidade.

Aos poucos, o centro histórico da cidade de Torres Novas começa a ganhar maior vida, graças ao Projeto Bairro Comercial Digital “Vila”. Este é um projeto criado em parceria com a Nersant e a ADIRN, apresentado em dezembro de 2022 e aprovado em setembro de 2023, que tem como objetivo modernizar o centro histórico da cidade torrejana e torná-lo mais digital. Tudo isto representa um investimento de cerca de 700.000€, assegurados pela candidatura ao programa Bairros Comerciais Digitais, co-financiada pelo PRR.

É nos dois jardins do Bairro, Jardim das Rosas e Almonda Parque, onde pode ser vista a primeira fase visível do projeto. Nos jardins foi implementado um conceito que une sustentabilidade e tecnologia: bancos inteligentes que permitem o carregamento de dispositivos móveis através de energia renovável gerada no próprio local.

Além dos objetivos referidos acima, a iniciativa pretende “tornar o comércio local mais competitivo e acompanhar as tendências globais e digitais“, enquanto “se procura revitalizar e tornar mais atraente o centro histórico da cidade“, diz o Município em comunicado nas redes sociais.

Segundo a Câmara Municipal, o projeto “envolve cerca de 200 comerciantes do centro da cidade” e incide em três eixos de intervenção: “criação de sinergias entre os comerciantes, prestadores de serviços, município e restantes membros do consórcio para desenvolver e potenciar o Bairro; revitalizar física e digitalmente o comércio no centro de Torres Novas, tornando-o atrativo para residentes, visitantes e investidores; promover a sustentabilidade ambiental, social e financeira” na área onde o Bairro Comercial Digital Vila se insere.

A lista de medidas a aplicar não se fica por novo mobiliário urbano tecnológico. Entre as medidas e áreas de investimento previstas, O destaque vai para “a criação e promoção de um Marketplace online comum que permite aos comerciantes vender e divulgar produtos e serviços”, além de rede wi-fi pública disponibilizada em todo o Bairro Comercial Digital. Para melhorar a experiência do consumidor, serão implementadas mupis digitais interativos, bancos e sinalética vertical inteligentes, totens informativos e placas identificativas para cada estabelecimento aderente. A promessa está feita: a marca “Vila” vai ser “o elemento que une todas as soluções digitais do Bairro Comercial Digital“.

Este projeto prevê ainda a instalação de sensores de estacionamento para informação em tempo real, visitas virtuais guiadas a pontos de interesse, cacifos pick-up and collect e sistemas de rega inteligente. Todas as inovações são complementadas por uma estratégia de marketing que potencia a implementação do Marketplace e a transformação digital do Bairro.

As novidades acerca do projeto podem ser acompanhadas na página oficial nas redes sociais, onde também foram disponibilizadas as fotografias disponíveis neste artigo.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados