É a segunda vez que o avião aterra no aeroporto alentejano.
O Aeroporto de Beja recebeu esta sexta-feira, dia 17 de janeiro, o maior avião de transporte de passageiros do mundo, o Airbus A380, numa aterragem que marca a continuidade da operação desta aeronave por parte da companhia portuguesa HiFly. O A380, que estava em manutenção nos Estados Unidos, regressa agora ao serviço após um extenso processo de reparação.
Esta é a segunda vez que este gigante da aviação aterra em território português, sendo que a primeira ocasião ocorreu há sete anos, também no Aeroporto de Beja.
O A380 é reconhecido como a maior aeronave comercial do mundo, com capacidade para transportar entre 500 e 850 passageiros, dependendo da configuração definida pela companhia aérea. Com dois andares, foi projetado para percorrer rotas longas e de alto tráfego, tornando-se um ícone nas viagens aéreas internacionais.
Em 2020, a HiFly chegou a anunciar o fim do seu contrato com a Airbus para a operação do A380, devido à queda na procura de voos durante a pandemia de COVID-19. No entanto, a aeronave está agora de volta ao serviço, com a companhia a operar este gigante dos ares. Atualmente, apenas 15 companhias aéreas em todo o mundo continuam a operar o A380, que é considerado “a maior e mais avançada aeronave alguma vez construída”, segundo a HiFly.