A Microsoft decidiu utilizar uma combinação de teclas para invocar o seu novo assistente, que já era utilizado por outras aplicações.
Quem instalou recentemente uma atualização no seu PC com Windows 11 e iniciou a aplicação Copilot, é provável que tenha visto surgir uma mensagem no ecrã a sugerir a utilização do atalho Alt + Espaço para abrir o Copilot mais rapidamente no seu computador.
Contudo, este novo atalho de sistema para aceder ao Copilot pode interferir com o mesmo atalho utilizado em determinadas aplicações. O atalho Alt+Espaço é utilizado, por exemplo, para abrir a pesquisa do plug-in Powertools. A Microsoft afirma estar consciente deste conflito, mas não parece muito preocupada em alterar a sua decisão. De acordo com a empresa, a solução é, no mínimo, desconcertante.
“Muitas aplicações hoje em dia utilizam este atalho de teclado [Alt + Espaço]. Para todas as aplicações instaladas no seu PC que possam utilizar este atalho, o Windows registará a primeira aplicação iniciada no seu PC e em execução em segundo plano como a aplicação invocada ao utilizar o atalho Alt + Espaço”, diz a Microsoft.
Assim, a Microsoft afirma que bastará abrir a aplicação favorita ao iniciar o PC para que lhe seja atribuído o atalho. No então, esta solução parece ser ineficaz, dado que o Copilot apresenta-se bastante invasivo, querendo integrar-se no menu Iniciar do Windows 11 e iniciando automaticamente assim que o PC é ligado. Por defeito, quando o computador é iniciado, o Alt+Espaço abre automaticamente o Copilot, que é mais uma aplicação web do que uma aplicação nativa.
A Microsoft reconhece o problema, mas não está a trabalhar numa solução
Felizmente, existe uma solução para ultrapassar todo este problema. Uma vez na aplicação Copilot, basta clicar nos três pontos no canto superior direito da janela, junto ao ícone de Minimizar. Selecionar “Definições” e desmarcar a opção “Ativar atalho Alt+Espaço”.