Aveiro vai ganhar uma nova residência universitária

- Publicidade -

A obra resulta de um investimento privado que ronda os 12 milhões de euros.

Arranca na próxima segunda-feira, dia 13 de janeiro, a construção de uma nova residência universitária em Aveiro, com 219 quartos. O projeto, que visa aumentar a oferta de alojamento para estudantes da Universidade de Aveiro, estará localizado nas imediações do Seminário, da antiga Reitoria e do Hospital Infante D. Pedro.

O projeto inclui um parque de estacionamento com 68 lugares à superfície e 124 lugares em cave, uma unidade comercial com 840 m² e uma zona de espaços verdes de 1.306 m². A aquisição do terreno, realizada em 2023 por 2,5 milhões de euros, visa atender à crescente procura por habitação estudantil na cidade, numa localização estratégica para a Universidade de Aveiro.

O prazo de execução da obra é de 14 meses e, durante este período, o estacionamento existente na área será desativado. No entanto, a Câmara Municipal de Aveiro já anunciou alternativas para os utilizadores, como o parque gratuito junto ao Hospital, no terreno do antigo Estádio Mário Duarte, e outros parques periféricos, todos com acessibilidade à rede de transportes públicos Aveirobus. Além disso, os utentes poderão também optar pelas linhas de transporte público que servem a cidade e as zonas adjacentes, incluindo a rede intermunicipal de transportes da Busway, que tem várias paragens junto ao Hospital de Aveiro.

Com a conclusão da obra prevista para meados de 2026, a cidade de Aveiro verá um aumento na oferta de habitação estudantil e uma valorização da área. Além dos novos espaços de estacionamento e da residência universitária, o projeto prevê uma revitalização urbana da zona, com a criação de novas áreas de lazer e a requalificação dos espaços pedonais. A renovação incluirá também um novo bar-esplanada, que substituirá o antigo Autocarro Bar, e ficará com uma arquitetura moderna, mas mantendo a memória histórica do local.

A obra, que resulta de um investimento privado que ronda os 12 milhões de euros, não só melhorará a qualidade de vida para os estudantes, mas também contribuirá para a segurança e o conforto de todos os cidadãos, além de trazer benefícios ao acesso ao Hospital Infante D. Pedro. A nova infraestrutura terá ainda lugares dedicados ao carregamento de veículos elétricos e espaços de estacionamento adaptados para mobilidade reduzida.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados