A Lenovo foi a primeira marca a anunciar um novo dispositivo com o sistema operativo da Valve.
A Lenovo foi até à CES 2025 apresentar uma nova consola de jogos, a Lenovo Legion Go S, mas é a Valve que está a atrair as atenções, pois o novo dispositivo da Lenovo é o primeiro a receber o sistema operativo da Valve, o SteamOS, inicialmente introduzido nas suas máquinas proprietárias, as Steam Deck.
Este lançamento marca o início de uma nova visão para a Valve, que tem trabalhado para oferecer uma plataforma acessível, livre de distrações, “console like”, ao mesmo tempo que abre uma porta para capitalizar o potencial da sua loja digital, a Steam Store, que está integrada no SteamOS e com o qual quase todos os jogos serão compatíveis.
Esta expansão não significa, no entanto, que a Valve irá apenas focar-se no lado do software. Apesar de não ter revelado uma sucessora da Steam Deck OLED, nem de ter planos a curto prazo, é público que a tecnológica está a trabalhar numa nova máquina para o futuro. Até lá, espera-se que o SteamOS evolua e chegue a mais máquinas, que serão identificadas com o selo “Powered by SteamOS.”
Na sua página oficial, a Valve faz uma curta descrição do seu sistema operativo, num pequeno F.A.Q. que poderão ler aqui em baixo:
O que é o SteamOS?
O SteamOS é um sistema operativo desenvolvido pela Valve. Oferece uma experiência de utilizador ininterrupta otimizada para jogos, sem prescindir do acesso à potência e à flexibilidade de um PC, e permite jogar milhares de jogos na Steam. O SteamOS é disponibilizado oficialmente na Steam Deck e, em breve, também em certos modelos da Legion Go S. A Valve está a trabalhar para expandir a compatibilidade do SteamOS a mais dispositivos no futuro.
Quais são as principais vantagens do SteamOS?
O SteamOS está otimizado para jogos e oferece uma experiência semelhante à de consolas onde se usam comandos. Conta com funcionalidades como suspender/despertar rápidos para permitir parar e retomar um jogo num instante e também atualizações integradas de sistema e de jogos.
O que é a experiência de utilizador do SteamOS?
O SteamOS coloca o utilizador diretamente na Steam, com acesso total ao ecossistema da Steam: a Biblioteca Steam, a Steam Cloud, o chat da Steam, a Gravação de Jogos da Steam e muito mais. A interface de utilizador está otimizada para ser usada com comandos e é fácil de instalar e jogar jogos da Steam. O melhor de tudo é que os utilizadores não têm de se preocupar com atualizações de drivers e ajustes de hardware. Tudo isto é gerido “nos bastidores” através de atualizações integradas do sistema.
Todos os jogos na Steam funcionam no SteamOS?
O SteamOS é baseado em Linux e a grande maioria do catálogo da Steam funciona no SteamOS graças à camada de compatibilidade Proton disponibilizada pela Valve. Assim, os developers podem lançar jogos para Windows sem terem de desenvolver uma versão para Linux e os jogos irão funcionar sem problemas no SteamOS. Quando um jogo não funciona bem no SteamOS, isso é indicado pelo nosso programa de compatibilidade para informar os utilizadores.
É o mesmo sistema operativo que é usado no Steam Deck?
Sim, é o mesmo sistema operativo que a Steam Deck usa.
Isto obriga os utilizadores a jogar jogos que só estejam na Steam?
Não. Se os utilizadores quiserem, podem aceder ao Modo Computador e instalar outros programas e launchers de jogos.