Getty Images e Shutterstock anunciam fusão para se tornar na maior base de dados mundial de imagens

- Publicidade -

A nova empresa formada pela fusão estará estrategicamente posicionada para responder às necessidades em constante mudança dos setores criativo, multimédia e publicidade.

As base de dados de imagens Getty Images e Shutterstock anunciaram uma fusão no valor de 3,7 mil milhões de dólares, marcando uma mudança estratégica num setor sob pressão devido à crescente concorrência de ferramentas de criação de imagens baseadas em inteligência artificial (IA).

A fusão dos dois gigantes vai permitir que as empresas expandam as suas bibliotecas de fotos, ao mesmo tempo que promovem tecnologias inovadoras. O diretor executivo da Getty Images, Craig Peters, vai manter o seu cargo à frente da empresa combinada após a conclusão da fusão. O conselho de administração será composto por elementos de ambas as empresas, incluindo Paul Hennessy, o CEO da Shutterstock.

No comunicado que serviu para anunciar a fusão, Craig Peters sublinha que o objetivo desta união é “melhorar a nossa oferta de conteúdos, expandir a nossa cobertura de eventos e implementar novas tecnologias para servir melhor os nossos clientes”.

Apesar da fusão, a Shutterstock continuará a operar como um site separado. Esta relativa independência permitirá à empresa manter a sua marca, ao mesmo tempo que beneficia dos recursos combinados de ambas as empresas.

Este anúncio surge num momento de rápido crescimento das ferramentas de criação de imagens baseadas em IA. Empresas como a OpenAI, Google, Microsoft e Adobe desenvolveram soluções para a geração de imagens a partir de texto, alterando assim a dinâmica do mercado fotográfico.

Getty Images e Shutterstock fundem e vão-se tornar numa só empresa

Em resposta a este aumento do poder da inteligência artificial, a Getty Images lançou, em 2023, um gerador de imagens treinado na sua vasta biblioteca de fotos licenciadas. O grupo também disponibilizou uma ferramenta semelhante na iStock, da sua propriedade, e estabeleceu uma parceria com o Picsart, um editor de imagens online, para criar um gerador de imagens “responsável e comercialmente seguro”.

Por sua vez, a Shutterstock firmou acordos de parceria com a OpenAI para o treino em IA, ao mesmo tempo que estabeleceu colaborações com grandes empresas como a Meta, Google e Amazon.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados