Desde 2023, o AWS re/Start tem vindo a capacitar pessoas em situação de desemprego ou subemprego, oferecendo formação gratuita e acessível mesmo a quem não possui experiência técnica prévia.
A Amazon Web Services (AWS) anunciou a expansão do programa AWS re/Start em Portugal, com o objetivo de fortalecer as competências na área da computação em cloud e impulsionar o acesso ao mercado de trabalho no setor tecnológico. Além de Lisboa, Porto e Matosinhos, onde já decorrem formações, o programa será implementado em Braga a partir de 2025.
Desde 2023, o AWS re/Start tem vindo a capacitar pessoas em situação de desemprego ou subemprego, oferecendo formação gratuita e acessível mesmo a quem não possui experiência técnica prévia. O programa já formou nove turmas em Portugal e aposta no desenvolvimento de competências digitais essenciais, proporcionando aos participantes as ferramentas necessárias para iniciar carreiras na área da tecnologia.
A formação combina aulas teóricas, exercícios práticos e cenários inspirados em desafios do mundo real, permitindo aos formandos adquirir competências técnicas para funções de entrada e nível intermédio na área da cloud. Paralelamente, o programa oferece apoio em competências profissionais, como a preparação de currículos e entrevistas, ajudando os participantes a integrarem o mercado de trabalho com confiança e preparação. A formação combina aulas teóricas, exercícios práticos e cenários inspirados em desafios do mundo real, permitindo aos formandos adquirir competências técnicas para funções de entrada e nível intermédio na área da cloud.
Paralelamente, o programa oferece apoio em competências profissionais, como a preparação de currículos e entrevistas, ajudando os participantes a integrarem o mercado de trabalho com confiança e preparação.
Parcerias locais para capacitação inclusiva
A AWS colabora com parceiros em Portugal para assegurar o impacto do programa e alargar o acesso à formação tecnológica. Entre eles está a Code for All, que disponibiliza as turmas em formato online, permitindo o acesso de candidatos de qualquer região do país. A organização tem como foco cidadãos desempregados, oferecendo-lhes a possibilidade de especialização na área da cloud após os seus bootcamps.
Outro parceiro estratégico é o CESAE Digital, que integra o AWS re/Start num currículo mais amplo, incluindo estágios de três meses. Com uma formação presencial e híbrida de 27 semanas, os participantes são capacitados como administradores de redes e computação em cloud. Desde 2023, o CESAE Digital já formou quatro turmas no norte do país e prepara-se para expandir a sua presença a Braga e Lisboa.