No ano do seu 10º aniversário, o SITIO reforçou o seu compromisso na criação de ambientes que impulsionam o desenvolvimento deste ecossistema.
2024 foi um ano marcado por parcerias estratégicas e pela abertura de novos hubs para o SITIO, a rede de coworkings que se posiciona como sede de referência para empresas do ecossistema de inovação em Portugal. No ano do seu 10º aniversário, o SITIO reforçou o seu compromisso na criação de ambientes que impulsionam o desenvolvimento deste ecossistema.
O início do ano foi dedicado ao jovem hub de Guimarães, inaugurado no final de 2023, com o apoio do Município de Guimarães e integrado no Minho Innovation & Technology Hub. Este espaço, próximo da academia e de instituições locais, acolheu vários eventos que dinamizaram o ecossistema de inovação regional.
Em outubro de 2024, o SITIO expandiu a sua presença a norte com a abertura de um novo hub em Vila Nova de Gaia, consolidando a sua posição na região do Porto, que já contava com três outros espaços. O edifício de oito andares tem capacidade para acolher cerca de 300 profissionais.
Novembro ficou assinalado pela abertura do AIhub em Alvalade, em parceria com a Unicorn Factory Lisboa. Este novo hub reúne profissionais interessados no desenvolvimento da inteligência artificial no ecossistema de inovação português. A Microsoft é uma das empresas com presença confirmada no piso térreo do edifício. O AIhub reflete o investimento estratégico do SITIO em criar espaços especializados em áreas fundamentais, como fintech, gaming e IA.
Ao longo da última década, o SITIO já acolheu 1.076 empresas, incluindo startups e organizações consolidadas. Das mais de 200 empresas que actualmente integram a rede, 36% são startups, muitas delas ligadas à tecnologia e à inovação; 73% são empresas nacionais e 27% são estrangeiras. Entre as organizações que se destacam nos espaços SITIO encontram-se nomes relevantes como Rauva, CASAIS, NTT Data, Fini Company, Gaimin, Microsoft e Accenture.