Airbnb proíbe festas de passagem de ano

- Publicidade -

O Airbnb já bloqueou mais de 74.000 reservas arriscadas graças ao seu novo software.

Se estavam a planear transformar a vossa casa alugada no Airbnb numa grande festa na véspera de Ano Novo, terão de repensar os vossos planos. A gigante do aluguer peer-to-peer anunciou um reforço nas medidas do seu sistema “anti-festa”, uma iniciativa que visa limitar a realização de festas não autorizadas nas propriedades alugadas.

Este sistema, implementado inicialmente em 2020, já resultou no cancelamento de 74.000 reservas consideradas “de risco”. Agora, a Airbnb está a alargar o uso de tecnologia de aprendizagem automática, que analisa dados como a duração da estadia, o tipo de alojamento reservado e a distância entre a casa do hóspede e o imóvel alugado, para identificar possíveis infratores. Esta abordagem foi estendida a nível global, com especial foco em países como Portugal.

O software da plataforma faz uma análise detalhada, prestando atenção a fatores como reservas de casas inteiras em áreas próximas de grandes cidades, estadias curtas (inferiores a três noites) e, até, avaliações deixadas por outros hóspedes. Além disso, quem já tiver histórico de comportamentos problemáticos, ou tiver sido detido por incidentes, poderá ser impedido de avançar com uma reserva. Para além disso, a partir deste ano, os utilizadores terão de assinar um documento “anti-festa”, onde se comprometem a seguir as regras da plataforma, e as casas com capacidade para mais de 16 pessoas poderão ter o aluguer suspenso temporariamente.

“Nesta véspera de Ano Novo, o Airbnb está a implementar medidas para reduzir o risco de festas não autorizadas e perturbadoras“, informa a plataforma no seu site.

airbnb lisboa pascoa destaque echoboomer

Airbnb proíbe festas de passagem de ano

Esta medida foi impulsionada pela necessidade de combater abusos, como a degradação de propriedades ou incidentes graves. A plataforma tem enfrentado diversas acusações de negligência em relação à moderação de inquilinos problemáticos. Contudo, desde a implementação do sistema anti-festa, a plataforma reportou uma redução de 42% no número de incidentes anuais. O uso de inteligência artificial ajudará a reduzir falsos positivos, mantendo um maior controlo sobre as reservas e garantindo um ambiente mais seguro para todos.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados