Anunciado em maio de 2016, o comando “Hey Google” pode agora dar lugar ao “Hey Gemini”.
As frases “Hey Google” e “OK Google” são, provavelmente, das mais populares na área tecnológica, pois foram as escolhidas pela Google para ativar o Google Assistant, e são utilizadas há anos em smartphones, tablets, altifalantes inteligentes e outros dispositivos. E mesmo com a introdução do Gemini, a empresa decidiu manter a mesma frase para a ativação do seu assistente virtual alimentado por inteligência artificial.
“Hey Gemini” deverá substituir o tradicional “Hey Google“
Nos últimos meses, a Google não escondeu que tem grandes planos para o Gemini, e é evidente que este assistente é aquele a que se decidiu dar prioridade, tornando-se um dos pilares do ecossistema de produtos, aplicações e serviços da empresa.
Com o passar do tempo, o assistente Gemini foi-se integrando cada vez mais nas principais aplicações da Google, conquistando gradualmente um maior número de utilizadores graças às suas funcionalidades “cativantes”, e o próximo passo poderá ser representado pelo reconhecimento oficial desta prioridade.
Os últimos vídeos demonstrativos do Android XR, a plataforma pensada para dispositivos VR e AR e desenvolvida com o Gemini no seu centro, confirmam que o assistente de IA conquistou o direito de ser ativado com o seu nome. Nos três vídeos disponibilizados pela Google (1 abaixo, 2 e 3) é utilizado o comando “Hey Gemini” para ativar o assistente de IA, e isso faz sentido se considerarmos que o Android XR não irá suportar o Google Assistant.
No entanto, esta frase de ativação poderá vir a ser utilizada pela Google também em smartphones e tablets, especialmente se o Gemini continuar a ganhar cada vez mais espaço e importância com novas funcionalidades.