A nova e muito útil funcionalidade foi agora disponibilizada na aplicação de partilha de ficheiros do Android.
O Quick Share é o serviço padrão de partilha de ficheiros em dispositivos Android, que nasceu da fusão entre o Nearby Share e o serviço anterior para partilha de ficheiros via Wi-Fi Direct e Bluetooth do sistema operativo. Esta proposta surgiu da parceria entre a Samsung e a Google, que decidiram unir esforços para melhor satisfazer as necessidades dos utilizadores.
O Quick Share recebeu alguma atenção ao longo do tempo por parte das empresas, que têm trabalhado tanto em melhorias gráficas, na introdução de novos aspetos estéticos do Material Design 3, como em novas funcionalidades. Também vimos recentemente como a Google começou a testar uma nova interface de partilha para o serviço, com o objetivo de tornar mais claros os tempos de transferência de ficheiros, um recurso que foi, posteriormente, amplamente distribuído.
Nas últimas horas, a Google iniciou o lançamento de uma nova funcionalidade conveniente para o Quick Share, algo antecipado em setembro e oficialmente anunciado no início de dezembro: a implementação dos códigos QR.
O Quick Share permite finalmente partilhar ficheiros via códigos QR
O Quick Share é uma ferramenta muito conveniente, seja para transferir ficheiros entre os próprios dispositivos ou para outros, mas, por vezes, nem tudo funciona corretamente. Entre configurações erradas do serviço ou falhas de ligação devido à rede, pode acontecer que os utilizadores não consigam identificar o dispositivo para o qual enviar os ficheiros.
Graças à última inovação introduzida pela Google, tudo ficará mais fácil: a ferramenta de partilha permite agora enviar ficheiros através de códigos QR. A nova funcionalidade agiliza o processo de partilha, ao permitir que, ao pesquisar dispositivos próximos, o utilizador veja um novo botão “Usar código QR”. Ao clicar, o smartphone Android gera um código único, que pode ser digitalizado pelo dispositivo recetor através da aplicação da Câmara. Este processo inicia a ligação entre os dois dispositivos e começa a partilha de ficheiros.
A novidade está a ser distribuída gradualmente por todos os dispositivos Android (embora algo semelhante já estivesse disponível nos dispositivos Samsung Galaxy). Contudo, não parece estar associado a uma atualização do próprio Quick Share, mas sim a uma ativação do lado do servidor.