OpenAI disponibiliza o Sora, a sua IA geradora de vídeos

- Publicidade -

A mais avançada ferramenta de geração de vídeos através da inteligência artificial ficou finalmente disponível ao público.

Depois de uma longa espera, a OpenAI lançou finalmente o Sora, o seu gerador de vídeo baseado em inteligência artificial. A ferramenta ficou, assim, disponível para o público.

Desde o seu anúncio, em fevereiro passado, que o Sora estava disponível apenas a um grupo restrito de utilizadores, considerados como artistas visuais, designers e cineastas. E agora que chegou às mãos do público, o conteúdo digital disponível na Internet poderá mudar para sempre. De acordo com o YouTuber Marques Brownlee (MKBHD) – um dos primeiros a testar o Sora – os resultados obtidos nos seus testes foram classificados como “horríveis e inspiradores ao mesmo tempo”.

A utilização desta ferramenta é bastante simples: o utilizador só precisa de fornecer uma descrição por escrito e o Sora gera um vídeo que pode ser melhorado com um novo texto, utilizando a ferramenta “Remix”. O sistema de inteligência artificial também permite converter fotografias em vídeos e criar apresentações narrativas.

No entanto, o Sora tem as suas falhas, como mostra o vídeo de Marques Brownlee. A inteligência artificial ainda tem dificuldades em simular uma física realista, sendo comum observar objetos que desaparecerem ou atravessam outros elementos no ecrã. Para além disso, o Sora rejeita frequentemente solicitações que incluam figuras públicas ou material protegido por direitos de autor – o que é, para já, uma excelente medida contra a desinformação e roubo.

O Sora apresenta resultados convincentes, mas com muitas limitações

Para produzir o conteúdo são necessários “Créditos Sora”, com custos que variam consoante a resolução e duração. Vídeos em 480p custam entre 20 a 150 créditos, vídeos em 720p custam entre 30 a 540 créditos e vídeos em 1080p custam entre 100 a 2.000 créditos. Vídeos descontraídos, disponíveis apenas para utilizadores Pro, não utilizam créditos.

As assinaturas ChatGPT Plus incluem 1.000 créditos para até 50 vídeos prioritários em 720p e 5 segundos de duração, enquanto as assinaturas Pro incluem 10.000 créditos para até 500 vídeos prioritários em 1080p e 5 segundos de duração, com vídeos ilimitados descontraídos e sem marca d’água.

A OpenAI informa ainda que os créditos são repostos todos os meses à meia-noite, não acumulam e expiram no final de cada ciclo de faturação.

A nova ferramenta da Open AI ainda não está disponível na União Europeia

O acesso ao Sora é feito diretamente pelo seu endereço, mas é necessário ter uma assinatura paga do ChatGPT Pro ou Plus para beneficiar da ferramenta. Contudo, a OpenAI ainda não disponibilizou a sua ferramenta em territórios da União Europeia. Uma decisão que poderá ter em conta as atuais regulamentações mais rigorosas na região no que toca ao uso da Inteligência Artificial para produção de conteúdos.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados