Meio ano após o seu anúncio, a Google disponibiliza o seu novo modelo de inteligência artificial, capaz de criar vídeos convincentes.
A Google lançou o seu mais recente modelo de inteligência artificial generativa, o Google Veo, que se destaca pela sua capacidade de criar vídeos bastante convincentes a partir de texto descritivo. Após ter sido revelado no passado mês de maio – três meses depois da apresentação do modelo concorrente Sora da OpenAI -, este modelo está agora disponível em “visualização privada” através da plataforma Vertex AI da Google.
O Google Veo permite gerar vídeos com resolução até 1080p a partir de textos simples ou da apresentação imagens. Estes vídeos podem ser produzidos em diferentes estilos visuais e cinematográficos. Embora as primeiras demonstrações sugerissem clipes com mais de um minuto, a Google ainda não especificou um limite de duração para esta primeira versão. Os vídeos gerados pela inteligência artificial surgem com uma apresentação realista e bastante convincente, podendo confundir o público mais desatento, o que poderá ser um grave problema no futuro da comunicação com a disseminação de informações falsas.
Simultaneamente, a Google está a disponibilizar o seu modelo Imagen 3, uma ferramenta de inteligência artificial capaz de transformar texto em imagem, para todos os clientes do Google Cloud via Vertex AI, a partir da próxima semana. Este modelo inclui ferramentas de edição de fotos baseadas em “prompts” e permite inserir elementos como logótipos ou produtos nas imagens geradas.
Um aspeto que a Google destaca nestas novas tecnologias é a segurança. A Google afirma que o Veo e o Imagen 3 possuem mecanismos para impedir a criação de conteúdo considerado prejudicial e que respeite direitos de autor, ao mesmo tempo que utilizam a tecnologia SynthID da DeepMind, uma marca d‘água digital invisível na esperança de ser o suficiente para combater a desinformação.
O Google Veo já está disponível
Com o Google Veo já disponível, a OpenAI parece ficar para trás na corrida da IA generativa, pelo menos para já. Num momento em que cada vez mais empresas utilizam IA para criar conteúdo, a ferramenta da Google parece ser uma opção que pode interessar às pessoas. No caso do Sora, está apenas nas mãos dos criadores de conteúdo e ainda sem data para chegar para os utilizadores comuns.