Um novo estudo revela que as empresas recorrem cada vez mais à inteligência artificial generativa

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O recurso a ferramentas de inteligência artificial (IA) nas empresas aumentou na ordem dos 75%, aponta um novo estudo do IDC.

Um novo estudo da IDC encomendado pela Microsoft, que considerou uma amostra de mais de 4.000 líderes empresariais e de agentes decisores na área da Inteligência Artificial um pouco por todo o mundo – incluído Portugal-, revelou um aumento significativo do recurso a soluções baseadas na nova tendência tecnológica. De acordo com esse estudo, 75% das organizações a utilizar soluções de IA generativa em 2024, comparado a 55% no ano anterior. Estes números vêm sustentar o argumento de que a IA se tem revelado essencial para o crescimento de negócios, com empresas a obterem até 3,7 dólares de retorno por cada dólar investido – um valor que pode atingir 10,3 dólares em empresas mais experientes no uso dessas tecnologias.

Os setores financeiros, multimédia, telecomunicações, retalho, energia, saúde e educação são os que mais beneficiam com o investimento em inteligência artificial de acordo com o relatório. Contudo, a implementação de soluções de suportadas por inteligência artificial demora, em média, oito meses, com um período adicional de até 13 meses para começar a gerar valor. O estudo prevê também, que nos próximos dois anos, muitas empresas optem por ferramentas de IA personalizadas, adaptadas às necessidades de cada um destes setores e empresas.

O recurso a ferramentas e soluções baseadas em inteligência artificial tem sido principalmente com o objetivo de melhorar a produtividade, mas também ter um impacto significativo na relação com cliente, no crescimento de receitas, na gestão de custos e na inovação. Contudo, um dos principais desafios identificados é a falta de competências técnicas nas organizações, com 30% das empresas a registar uma escassez em recursos humanos com conhecimentos especializados em IA.

A adoção da inteligência artificial generativa dispara para 75%

A Microsoft afirma estar a investir em programas de formação em IA para suprir essa lacuna de competências, como a AI Innovation Factory, e projetos de qualificação digital em colaboração com várias entidades. Além disso, a segurança de dados continua a ser uma das preocupações mais significativas para as empresas, com 41% das organizações a indicarem estas áreas como desafios a serem resolvidos. O estudo envolveu mais de 4.000 líderes empresariais e decisores na área de IA, incluindo de Portugal.

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