Através deste projeto, a Staples poderá reduzir significativamente os seus custos com eletricidade. Já para vizinhos das lojas envolvidas, a adesão ao projeto representa uma poupança de até 35% na sua conta de eletricidade.
A EDP Comercial e a Staples uniram-se para criar redes de Bairros Solares e promover a mobilidade elétrica em várias regiões do país. A parceria envolve a combinação do fornecimento de energia elétrica, a produção de energia solar local para consumo próprio e a partilha de energia com a comunidade, através de uma ligação à rede pública de mobilidade elétrica, a MOBI.E. Este projeto abrange mais de 20 lojas da Staples em todo o território nacional.
Com uma capacidade total de cerca de 2,5 MWp, os Bairros Solares EDP deverão gerar, anualmente, cerca de 3,5 GWh de energia limpa, evitando a emissão de aproximadamente 1.800 toneladas de CO2 que seriam geradas pela produção da mesma quantidade de eletricidade através de fontes convencionais e poluentes. Esta produção de energia solar permitirá que a Staples se torne parcialmente independente da rede elétrica, com uma autonomia estimada de 50%. Além disso, a criação de comunidades de energia permitirá que cerca de 2.000 vizinhos das lojas Staples beneficiem desta energia, que pode ser partilhada de forma simples e gratuita através do site da EDP Comercial.
Através deste projeto, a Staples poderá reduzir significativamente os seus custos com eletricidade, com uma poupança superior a 60% no valor das suas faturas mensais, ao mesmo tempo que diminui a sua pegada ambiental. Para os vizinhos das lojas envolvidas, a adesão ao projeto representa uma poupança de até 35% na sua conta de eletricidade, além de contribuir ativamente para a transição energética das suas comunidades.
Estes 20 Bairros Solares vêm juntar-se a mais de 4.440 comunidades de energia já implementadas pela EDP, com um potencial adicional de 150 MWp de capacidade solar em Portugal, beneficiando até 110.000 cidadãos.