O novo smartphones topo de gama da Xiaomi chegará com máximo de 12GB de RAM.
No final do passado mês de outubro, a Xiaomi anunciou na China os seus novos smartphones topo de gama, os Xiaomi 15 e 15 Pro. Estes novos dispositivos foram anunciados com o mais potente chip da Qualcomm, o Snapdragon 8 Elite, e com até 16GB de memória RAM LPDDR5X e até 1TB de armazenamento interno UFS 4.0.
Contudo, parece que a versão internacional do Xiaomi 15 será um pouco menos generosa em termos de memória, quando comparada com a que foi apresentada na China. O aparelho foi agora encontrado na base de dados da FCC com “apenas” 12GB de RAM e 256GB ou 512GB de armazenamento interno. Na China, este mesmo equipamento conta com até 16GB de RAM e vai suportar até 1TB de armazenamento interno. A descoberta dificilmente surpreenderá os fãs, já que este tipo de “favoritismo mnemónico” já é uma prática habitual da fabricante.
Se, do ponto de vista do armazenamento, é difícil imaginar que alguém possa realmente reclamar dos 512GB, é verdade que, hoje em dia, o mercado caminha cada vez mais para os 16GB de RAM como padrão, principalmente devido aos requisitos necessários das aplicações cada vez mais exigentes e complexas, ou pelo recurso funções de inteligência artificial executadas localmente, a qual geralmente consome muita memória volátil. Até a Google aumentou a memória de todos os seus Pixel Pro de última geração para 16GB de RAM, alocando até uma partição exclusivamente para a inteligência artificial.
O Xiaomi 15 vendido internacionalmente estará limitado a 12GB de RAM
Dito isto, é importante ressaltar que este Xiaomi 15 é apenas o equipamento base, ou seja, algo equivalente ao Pixel 9 “não Pro”, que também só conta com 12GB de RAM. Por outro lado, parece que desta vez o modelo Pro também não será comercializado internacionalmente, portanto, para um smartphone topo de gama da Xiaomi com 16 GB de RAM, provavelmente teremos que esperar pelo modelo Ultra, que ainda não é oficial, nem na China.