A nova versão do navegador da Mozilla chega com poucas novidades.
Tal como estava previsto, a Mozilla disponibilizou a versão estável do Firefox 133, que chega com algumas novidades, principalmente no que diz respeito à proteção de privacidade.
O Firefox agora conta com Bounce Tracking Protection, uma nova funcionalidade para combater a monitorização e que está disponível com o modo “Rigoroso” no nível “Proteção melhorada contra a monitorização” nas definições. Este recurso deteta rastreadores de rejeição com base no comportamento de redirecionamento e limpa periodicamente os cookies e dados do site para bloquear a monitorização.
Para além deste elemento, segundo o que foi revelado pela Mozilla, o Canvas2D acelerado pela placa gráfica (GPU) agora está ativado por padrão no Windows, representando uma melhoria no desempenho geral do navegador.
De resto, a barra lateral para exibição de abas de outros dispositivos agora pode ser aberta através do menu da lista de abas. A funcionalidade Picture-in-Picture do Firefox Labs agora comporta-se de forma mais confiável em mais sites, abrindo automaticamente vídeos relevantes enquanto ignora outros.
Firefox 133 já disponível para instalação
Por fim, quando o horário do servidor estiver disponível, o valor do atributo “expira” é ajustado, somando a diferença entre o horário do servidor e o horário local. Se a hora atual for definida no futuro, os cookies que não expiraram de acordo com a hora do servidor serão considerados válidos.
Como sempre, o Firefox 133 já está disponível para download no site da Mozilla. Aqueles com uma versão anterior instalada apenas precisam de a atualizar.