HP acusada de obsolescência planeada com os seus tinteiros

- Publicidade -

A HP volta a estar no centro das atenções e não pelos melhores motivos.

A associação francesa Stop Planned Obsolescence (HOP) apresentou uma queixa contra a HP – a popular marca de equipamentos informáticos -, acusando-a de implementar práticas de obsolescência planeada através dos seus tinteiros, ao mesmo tempo que dificulta a sua reutilização.

Esta denúncia surge na sequência de graves acusações, nas quais a HP é alegadamente responsável por ativar software que torna os seus tinteiros obsoletos após um certo tempo, ou que impede que os mesmos sejam recarregados de forma eficiente, o que gera resíduos e prejudica o ambiente.

Segundo a associação HOP, a HP adota uma série de estratégias opacas para limitar a vida útil dos seus tinteiros. Um dos pontos mais críticos é a utilização de chips e softwares que bloqueiam a utilização de tinteiros não originais, e até da própria marca HP, caso sejam recarregados por terceiros. Essas ações, segundo a HOP, muitas vezes são realizadas sem que o consumidor seja informado, levando, por vezes, à inutilização da impressora.

A HOP denuncia também outra técnica da HP, nomeadamente a atualização regular dos tinteiros, que torna obsoletos lotes inteiros sob o pretexto de melhorias. Isto, acredita a associação, conduz a um enorme desperdício de recursos, tanto materiais como financeiros, para não falar do impacto ambiental. Para além disso, a HOP critica a política de redução gradual da quantidade de tinta contida nos cartuchos, ao mesmo tempo que aumenta os seus preços, criando assim uma situação em que o preço de um litro de tinta pode atingir valores vertiginosos, chegando aos 7.500€.

Obsolescência planeada com tinteiros da HP

A HOP espera que seja aberta uma investigação preliminar contra a HP, a fim de pôr fim a estas práticas consideradas ilegais e prejudiciais aos consumidores.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados