A falta de interesse do público poderá ser uma das razões que levam a Google a afastar-se novamente deste mercado cada vez mais competitivo.
Depois de ter anunciado o Pixel Tablet em junho de 2023, a Google não deverá lançar um sucessor, o Pixel Tablet 2, podendo até afastar-se por completo do mercado de tablets Android. De acordo com algumas fontes, a Google cancelou mesmo o lançamento do Pixel Tablet 2, por receio de não lucrar com o dispositivo. De certa forma, é sugerido que as vendas do modelo lançado em 2023 não foram positivas e que a empresa deixou de estar confiante com o sucesso do seu sucessor.
O Pixel Tablet 2 tem o nome de código Kiyomi e os recentes rumores apontavam para que seria equipado com o chip Tensor G4, o mesmo que podemos encontrar no Google Pixel 9. Para além disso, a Google estava a trabalhar em duas variantes, com um modelo Wi-Fi de um lado e um modelo Wi-Fi + 5G do outro. Outros rumores apontavam para a existência de um teclado externo para expandir as possibilidades de produtividade.
Naturalmente, este abandono não é necessariamente uma boa notícia para os fãs de tablets Android. A Google já havia saído do mercado de tablets em 2019, após o fracasso do Pixel Slate – antes de finalmente voltar em 2023. E agora, tudo indica que o grupo vai voltar a abandonar esse mercado, já que não se revela lucrativo.
Mercado de tablets Android não parece ser lucrativo para a Google
Os dados mais recentes mostram que a Apple domina o mercado de tablets, com o seu iPad, e conta atualmente com uma quota de mercado em torno dos 37%. A empresa da maçã é seguida pela Samsung com 20% e pela Huawei com 7%.