A Google disponibilizou aquela que é a primeira versão do seu próximo sistema operativo.
A Google surpreendeu tudo e todos ao disponibilizar, de forma inesperada, o Developer Preview do Android 16, que, como o próprio nome indica, é dedicado aos programadores. Esta nova versão permite que os desenvolvedores de aplicações testem antecipadamente as novas APIs e as alterações de comportamento que serão introduzidas na grande atualização programada para o próximo ano.
O primeiro Developer Preview costuma ser lançado em fevereiro, mas a Google acelerou o ciclo de lançamento do seu novo sistema operativo e revelou recentemente que o Android 16 está previsto para chegar no segundo trimestre de 2025, ou seja, entre abril e junho do próximo ano.
O Developer Preview do Android 16 traz algumas novidades, incluindo, por exemplo, a seleção de fotos incorporada. Com o Android 16, a seleção de fotos é integrada diretamente nas aplicações, enquanto anteriormente era exibida numa janela separada, o que tornava a sua utilização menos apelativa para muitos programadores. A nova funcionalidade de seleção de fotos incorporada tem como objetivo proteger a privacidade dos utilizadores e, ao mesmo tempo, simplificar a integração nas aplicações. Os programadores podem agora utilizar as novas APIs para incorporar esta funcionalidade de forma mais fluida nas suas aplicações.
Além disso, o Android 16 apresenta suporte para dados médicos, dado que a aplicação Health Connect foi expandida com a capacidade de ler e gravar informações médicas no formato FHIR (Fast Healthcare Interoperability Resources), um padrão para a troca de dados eletrónicos de saúde. As aplicações necessitarão do consentimento explícito do utilizador para aceder a esses dados médicos armazenados no Health Connect. Para além disso, o Android 16 introduz uma nova constante que permite às aplicações diferenciar entre versões principais e secundárias do sistema operativo.
Como seria de esperar, o Developer Preview não se destina à instalação por utilizadores “comuns”. Esta versão pode ser instalada manualmente em dispositivos Pixel compatíveis, utilizando a ferramenta Google Flash. Importa salientar que as versões Developer Preview podem ser instáveis, e as aplicações podem não funcionar corretamente.
Estes são os equipamentos com suporte para o Developer Preview do Android 16
- Google Pixel 6 / Pixel 6 Pro / Pixel 6a
- Google Pixel 7 / Pixel 7 Pro / Pixel 7a
- Google Pixel Tablet
- Google Pixel Fold
- Google Pixel 8 / Pixel 8 Pro / Pixel 8a
- Google Pixel 9 / Pixel 9 Pro / Pixel 9 Pro XL / Pixel 9 Pro Fold