O novo mini-computador estará disponível em abril de 2025, mas não imediatamente em Portugal.
A Microsoft revelou oficialmente o Windows 365 Link, um mini-PC capaz de transmitir o Windows 11 através da nuvem, com um design reminiscente àquele que a Apple oferece com o novo Mac mini. Este dispositivo foi projetado para ser um PC compacto com recurso ao Windows 11 através da nuvem (online), sem ventoinha e fácil de utilizar para monitores e periféricos locais. Este dispositivo foi também desenhado como uma peça companheira do serviço Microsoft Windows 365, que permite às empresas fazer a transição dos seus funcionários para máquinas virtuais que existem na nuvem e que podem ser transmitidas com segurança entre vários dispositivos.
A Microsoft garante que o Windows 365 Link inicia em apenas alguns segundos. O dispositivo utiliza chips próprios para processar vídeo do Microsoft Teams ou Cisco Webex. A Microsoft ainda não detalhou as suas especificações técnicas exatas, mas os detalhes internos não importarão muito, visto que é um portal para um PC baseado em nuvem.
Em termos de ligações, encontramos na parte traseira duas portas USB-A 3.2, uma porta USB-C 3.2, uma porta DisplayPort, uma porta HDMI e uma porta Ethernet. Na frente, há uma porta USB-A 3.2. Além disso, a Microsoft oferece suporte para Wi-Fi 6E e Bluetooth 5.3.
Por se tratar de uma solução ligada a um servidor, a Microsoft garante praticamente toda a manutenção dos serviços e softwares. Todas as atualizações do Windows são instaladas automaticamente, e isso significa que o utilizador não precisa de fazer nada da sua parte. Para além disso, este é um PC rotulado de Copilot+, o que significa que está pronto para a inteligência artificial.
Windows 365 Link com disponibilidade a partir de abril de 2025
O Windows 365 Link custará 349 dólares americanos e estará disponível a partir de abril de 2025 nas seguintes regiões: Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Alemanha, Austrália, Nova Zelândia e Japão. Ficam de fora, para já, os preços e lançamento para Portugal, uma surpresa sabendo que, na Alemanha, o único país europeu, o dispositivo ficará disponível desde o primeiro dia.