Aplicações de fotografia para Android vão receber suporte para o formato RAW

- Publicidade -

Em breve, vai ser possível capturar imagens em formato RAW em ambiente Android.

Os sensores fotográficos dos smartphones estão cada vez mais evoluídos, e quem pretende modificar os diversos parâmetros de uma imagem, sabe que está sempre dependente dos limites impostos pelo formato JPEG. Um formato versátil, leve e prático, mas comprimido, e portanto mais limitado. Agora, a Google está a trabalhar na possibilidade de dar a aplicações de edição de fotos para Android o suporte do formato RAW, que é um formato de ficheiro formado a partir de dados de imagens não compactados capturados pelos sensores de uma câmara.

As fotos no formato RAW permitem intervir em parâmetros como exposição, nitidez e equilíbrio, através de uma aplicação de edição de fotografias com maior precisão que processa uma quantidade adicional de dados da fotografia. No entanto, mais dados significam imagens mais pesadas, de maior dimensão, e que dificultam a sua partilha, pelo menos de forma rápida. Pelo contrário, os ficheiros JPEG são muito mais leves e convenientes para armazenar e partilhar através do smartphone, mas têm uma qualidade significativamente inferior e, consequentemente, menos informação para ser trabalhada.

É um compromisso que tem em conta que os smartphones não são câmaras profissionais e que as pessoas que os utilizam geralmente ficam satisfeitas com o resultado direto das suas capturas, também mais fáceis de utilizar. E é por isso que muitas aplicações de câmara para o sistema operativo Android não permitem tirar fotos no formato RAW por padrão.

Biblioteca do Jetpack CameraX começa a guardar imagens no formato RAW

O impedimento é também de natureza técnica e relacionado à biblioteca utilizada por essas aplicações que geralmente utilizam o Jetpack CameraX e não a API Android Camera2. As aplicações que utilizam o Jetpack CameraX só podem guardar fotos no formato JPEG, enquanto aquelas que utilizam a API Android Camera2 podem selecionar o formato com qualidade máxima. Os programadores de aplicações preferem utilizar a biblioteca Jetpack CameraX porque é menos complexa, e é por isso que é encontrada em aplicações que não são estritamente fotográficas (como redes sociais que permitem tirar fotos). Em contrapartida, a API Android Camera2 está presente em aplicações de câmara mais profissionais.

O Jetpack CameraX também não oferece suporte a muitas funcionalidades da API Android Camera2. Agora, a Google tem trabalhado muito para levar mais recursos para o Jetpack CameraX, tanto que a versão 1.4.0 agora oferece suporte à captura de fotos Ultra HDR. Para além disso, dois novos formatos de saída foram adicionados na versão 1.5.0-alpha03 do Jetpack CameraX lançada na semana passada: o primeiro captura uma única imagem RAW, enquanto o segundo captura uma imagem RAW e uma imagem JPEG. As imagens RAW são então guardadas no formato Adobe DNG, que é um dos mais utilizados para este tipo de imagem.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados