A Google poderá começar a lançar atualizações apenas a cada dois anos.
Ao que tudo indica, a Google está a preparar mudanças na forma como disponibiliza atualizações para o Android TV. Em vez de lançar uma nova versão todos os anos, a tecnológica deverá passar a lançar novas versões a cada dois anos, começando já com o Android TV 16, que está planeado para ser lançado em 2026.
De acordo com o portal Android Authority, esta mudança deve-se ao facto de a maioria dos utilizadores não substituírem as suas televisões com a mesma frequência com que trocam, por exemplo, de smartphone. A maioria dos utilizadores mantém as suas TVs entre 5 e 10 anos, pelo que as atualizações anuais poderão não ser tão necessárias.
Qual é a ligação entre o Android e o Android TV?
Embora o Android TV seja baseado no sistema operativo Android, as atualizações não são tão frequentes como o sistema operativo original. No entanto, continuam a ser importantes para garantir o acesso a novas funcionalidades, aplicações, melhorias de desempenho e de segurança. Atualmente, a versão mais recente é o Android TV 14, que corresponde à versão do Android para smartphones que foi lançada em 2023. Ou seja, apesar de serem sistemas operativos distintos, a base da versão para as TVs é a mesma daquela que equipa os smartphones.
Como tal, espera-se que o Android TV 16 seja baseado no Android 16, com o seu lançamento previsto para 2026. Ainda que a Google tenha mencionado esta mudança de planos numa conferência recente, ainda não há informação oficial sobre as novidades que a nova versão trará. Como tal, é difícil de prever que novidades que a versão para TV também trará, mas é provável que o foco seja em melhorias de desempenho, estabilidade e integração com novos serviços, como plataformas de streaming e assistentes virtuais mais inteligentes.