A Braflix, que contava com mais de um milhão de visitas mensais, fechou definitivamente as portas.
Pouco tempo após o encerramento do FMovies, é agora a vez da popular plataforma de streaming Braflix chegar ao fim da sua operação, numa ação movida pela Motion Picture Association e pela Alliance for Creativity and Entertainment.
O Braflix fechou portas na passada segunda-feira, dia 4 de novembro, um ano após o seu lançamento. O anúncio foi feito no canal de Discord da plataforma aos seus utilizadores, antes do site ser oficialmente colocado offline. Durante algumas horas, o site, que ficou conhecido como a “Netflix Gratuita”, apresentou uma mensagem que substituía a sua interface habitual, onde se podia ler: “O Braflix está oficialmente encerrado. Agradecemos a todos os que participaram nesta história incrível, que nos ajudaram a criar uma forte comunidade.”
Algumas horas depois, o site começou a redirecionar os utilizadores para a página inicial da Alliance for Creativity and Entertainment e para plataformas legalmente acessíveis. Os administradores do projeto – que atingiu um milhão de visitantes mensais – explicam que foi uma notificação formal enviada pela Polícia de Londres e pela Motion Picture Association que levou ao encerramento do site. Na mensagem, capturada pelo portal Torrent Freak, o site, que obviamente opera no Brasil, explica: “Lamentamos não poder continuar a lutar pelo entretenimento gratuito, mas temos muito a perder.”
Os proprietários do site acrescentaram que não irão criar um novo site e alertaram os seus seguidores a terem cuidado com possíveis sites clones, menos escrupulosos em respeitar a privacidade dos visitantes, que poderão surgir nos próximos dias: “Sabemos que, assim como aconteceu com FMovies e Aniwav, muitos sites falsos aparecerão para imitar a nossa marca e com o mesmo estilo que nós. Cuidado, não haverá outro Braflix. O Braflix acabou.”
Braflix é a mais recente plataforma pirata de streaming a fechar a porta
Apesar de parecer que a tendência de utilização de plataformas de streaming legais está a aumentar, os números da pirataria em todo o mundo começaram novamente a crescer. A frequência aumentou 12% em apenas quatro anos e, em 2024, existem sensivelmente 385 milhões de ligações diárias a ferramentas e serviços piratas. Algumas razões para este fenómeno podem estar relacionadas com os preços praticados pelas soluções legais, cada vez mais altos, e com a qualidade de serviço a ser cada vez mais sacrificada, como, por exemplo, a introdução de limitação de partilha de contas ou a diminuição da qualidade de sinal, com modalidades mais acessíveis que introduzem publicidade, como foi o caso do Disney Plus mais recentemente.