Carl Pei acredita que a inteligência artificial vai facilitar a criação de um novo sistema operativo para a Nothing.
A Huawei anunciou recentemente o novo HarmonyOS 2, uma nova versão do seu sistema operativo móvel, que se separa definitivamente do Android da Google. Com esse lançamento, a empresa chinesa passou a deter um sistema operativo totalmente independente e pronto para competir com o Android e o iOS da Apple, que são atualmente os líderes do setor móvel.
Agora, seguindo os passos da Huawei, a Nothing poderá também entrar em breve na corrida aos sistemas operativos. Quem o afirma é o seu fundador, que veio a público revelar que estão a considerar criar a sua própria alternativa proprietária.
Carl Pei descreveu os smartphones como ferramentas essenciais para nos ligarmos a outras pessoas e acedermos à informação, ao mesmo tempo que criticou o domínio da Apple e da Google nesse setor. Pei destacou que os avanços na inteligência artificial tornaram muito mais fácil criar um sistema operativo móvel, e que essa tecnologia poderia oferecer um nível de personalização inédito nas plataformas atuais. Assim, Pei afirmou que há uma oportunidade de causar impacto na criação de novo software, mudando a forma como as pessoas utilizam os seus dispositivos. O responsável também não esconde que o lado económico é importante, pois o software tende a oferecer margens mais altas e a ser mais ecologicamente sustentável em comparação com o hardware.
Carl Pei não confirma planos de alterar o Nothing OS
Contudo, Carl Pei escusou-se a comentar se a empresa tem planos para angariar fundos para desenvolver esse projeto, mas sublinhou que o foco principal deve ser a satisfação das necessidades dos consumidores. Para competir neste setor, a Nothing teria de convencer os programadores a criar aplicações para o seu hipotético sistema operativo, o que parece ser uma tarefa bastante difícil.