A PlayStation 5 Pro começou a ser desenvolvida antes do lançamento da PlayStation 5 original

- Publicidade -

De acordo com o co-CEO da PlayStation, a versão Pro fez sempre parte do plano da empresa.

Falta menos de uma semana para o lançamento da atualização de meia-geração da PlayStation 5, a PlayStation 5 Pro, uma nova versão da atual consola da Sony, que vem refrescar a geração como a PlayStation 4 Pro fez no passado.

Agora, sem grandes surpresas, Hideaki Nishino, co-CEO da PlayStation, revela que esta nova versão da consola fez sempre parte do plano da empresa, graças ao que aprenderam com a PlayStation 4 Pro.

Em entrevista ao portal Variety, Nishino revela como foi o processo de produção da nova versão da PlayStation 5, mencionando que “já fizemos a Pro na geração passada” e que “aprenderam imenso dali”.

Nishino comenta também o sucesso da consola, afirmando que 20% base de utilizadores da PlayStation 4 optou pela versão Pro, o que revela um pouco as expectativas da edição desta geração: “Quando vendíamos a PS4 Pro, além da PS4, 20% dos clientes acabaram por adquirir a PS4 Pro. Era uma versão topo de gama, de nível premium. Portanto, havia potenciais utilizadores a adquirir este tipo de unidades. Curiosamente, não se tratava apenas de utilizadores altamente envolvidos – na verdade, novos utilizadores também acabaram por obter a PlayStation PS4 Pro.”

Com a análise interna feita ao desempenho da PlayStation 4 Pro, a PlayStation 5 Pro começou o seu desenvolvimento com maior confiança e bem mais cedo. Como revela Nishino, a nova consola começou a ser desenvolvida ainda antes do lançamento da PlayStation 5 original, que chegou às lojas em novembro de 2020. “Começámos a trabalhar na PS5 Pro antes mesmo do lançamento da PS5 — foi mais um projeto de cinco anos para nós. Houve uma conversa sobre se queríamos ou não lançar outra versão Pro. Mas a questão principal era que há tecnologias que conseguimos desenvolver em três ou cinco anos. Assim, a inovação e o avanço tecnológico são muito mais rápidos no mundo moderno. Os telemóveis estão a ser atualizados todos os anos, os PCs também.”

Apesar de apontar a constante evolução tecnológica, mencionando os PCs e dispositivos móveis, NiShino descarta a ideia de lançamentos de atualizações anuais, afirmando: “Não acredito que venhamos a fazer atualizações anuais, mas há elementos que podemos combinar para trazer as melhores inovações ao segmento das consolas de jogos. Essa é a nossa visão.”

Como é claro, a PlayStation 5 Pro não será o salto geracional a que estamos habituados, mas faz a cama para o que poderá ser o futuro da PlayStation, com a hipotética PlayStation 6. Mesmo Nishino refere a importância do ciclo de gerações a cada 10 anos.

Com lançamento a 7 de novembro, a PlayStation 5 Pro é uma versão aumentada da atual PlayStation 5, que vai apostar na entrega de um desempenho de jogos atuais com maior fluidez, resoluções e efeitos visuais mais precisos, numa lista de jogos compatíveis. Já está em pré-venda por 799,99€.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados