A empresa quer acabar com a dependência dos utilizadores nos serviços da Google e no Microsoft Bing.
A Meta quer competir com a Google e com a Microsoft criando o seu próprio motor de pesquisa baseado em inteligência artificial. Segundo novas informações, a dona do Facebook e do Instagram quer oferecer resumos das notícias no seu chatbot Meta AI. Esse chatbot, que está atualmente integrado no Instagram e no Facebook, utiliza o Google e o Microsoft Bing para responder a questões sobre notícias e eventos recentes. Portanto, isso é algo que mudar em breve, com uma solução proprietária que está em desenvolvimento há vários meses.
A empresa já tem uma equipa que trabalha há cerca de oito meses para criar uma base de dados para o chatbot. Para além disso, a Meta tem trabalhado no desenvolvimento de dados de localização que possam competir com o Google Maps. A empresa revelou publicamente essa sua intenção no passado verão, afirmando que seria utilizado para “treinar modelos de IA ou melhorar produtos”. Mas a empresa não foi muito clara ao ponto de afirmar que estava a criar um motor de pesquisa. No entanto, a informação que foi avançada confirma que o gerente sénior de engenharia, Xueyuan Su, está a liderar esse projeto, e que se trata mesmo de um motor de pesquisa.
O objetivo do CEO da empresa, Mark Zuckerberg, é que a Meta seja o mais autónoma possível, evitando um cenário em que a Google ou a Microsoft cortem o seu acesso às pesquisas na web.
Meta AI vai contar com o seu próprio motor de pesquisa
De qualquer forma, os investimentos da empresa em inteligência artificial parecem estar a valer a pena. Em agosto, Mark Zuckerberg disse que a Meta AI tinha mais de 185 milhões de utilizadores ativos semanalmente e mais de 400 milhões de utilizadores mensais. “O crescimento é rápido e ainda nem implementámos o serviço no Reino Unido, no Brasil ou na União Europeia”, escreveu o fundador do Facebook. Por sua vez, a OpenAI disse que o ChatGPT conta com mais de 250 milhões de utilizadores semanais.
