A grande novidade do novo chip da Samsung é um núcleo de alto desempenho.
Se há empresa que praticamente não tem dependência de terceiros para fabricar smartphones, é a Samsung. A marca produz ecrãs, memórias, processadores, e a grande maioria dos componentes indispensáveis para montar um smartphone. Agora, a empresa sul-coreana anunciou o Exynos 1580, o chip que deverá equipar um dos seus próximos smartphones de gama média, o Galaxy A56.
O Exynos 1580 é o sucessor natural do Exynos 1480, em comparação com o qual a gigante coreana indicou melhorias em termos de desempenho e eficiência energética. Fabricado no processo EUV FinFET de 4nm de terceira geração, o novo processador da Samsung apresenta uma arquitetura diferente (ARMv9) com um núcleo Cortex-A720 a 2,9 GHz dedicado ao alto desempenho, três núcleos Cortex-A720 a 2,6 GHz e quatro núcleos Cortex-A520 a 1,95 GHz para a eficiência energética.
Quanto ao seu GPU, o Xclipse 540RDNA, a escolha da Samsung recaiu sobre a solução baseada na arquitetura RDNA 3 da AMD, que afirma garantir uma melhoria de 37% no desempenho máximo e um aumento na cache em relação ao Exynos 1480. Passando para a Unidade de Processamento Neural (NPU), o novo Exynos 1580 oferece desempenho de 14,7 TOPS e cache NPU de 2 MB, com capacidades aprimoradas de IA para aplicações mais exigentes.
Estreia do Exynos 1580 em dispositivos ainda sem data confirmada.
Entre outras características do novo chip da Samsung encontramos suporte para o 5G, Bluetooth 5.4 e Wi-Fi 6E, suporte para ecrãs com resolução de até 1080p+ e taxas de atualização de até 144 Hz, suporte para câmaras com um único sensor de até 200 MP ou duplo sensor de 32MP. Por agora, resta-nos aguardar informações oficiais para confirmar se ele equipará o Galaxy A56.