A Google continua a trabalhar nas suas ferramentas e serviços.
É cada vez mais complicado distinguir uma imagem “real” de uma imagem que tenha sido modificada pela inteligência artificial. Essa tarefa nem sempre é fácil, mas, em breve, o Google Fotos receberá um novo rótulo para ajudar os utilizadores nessa tarefa.
“Para melhorar a transparência, agora ficou mais fácil saber se foram feitas alterações pela IA no Google Fotos. A partir da próxima semana, o Google Fotos vai indicar se uma foto foi editada com a IA da Google diretamente na aplicação Fotos”, revela a Google na sua publicação.
Ao deslizar uma foto para cima, o utilizador verá a secção ‘Detalhes’ que, a partir de agora, incluirá uma nova área denominada ‘AI Info’ se os metadados apropriados estiverem presentes. Esta secção agrupa o nome do ficheiro, o estado em que foi guardada e o local com o ícone “i”. Se uma foto tiver sido editada com a inteligência artificial, será mostrada a informação “Editada com Google AI”.
Google Fotos começa a identificar fotos adulteradas pela IA
Na verdade, esta funcionalidade não se limita às ferramentas da Google, isto porque funcionará com outras imagens que sigam o padrão de metadados IPTC, onde são anotados o crédito e o tipo de fonte digital. “Este trabalho não está concluído e continuaremos a recolher feedback e avaliar soluções adicionais para aumentar a transparência sobre as mudanças feitas pela IA”, acrescenta a Google.
A Google terá, portanto, a mesma abordagem da Apple, uma vez que, com o iOS 18.1, a sua aplicação Fotos também exibe um aviso quando uma imagem foi modificada com o Apple Intelligence.