MEDGICAL, a tecnologia portuguesa que promete menos burocracia nas consultas médicas

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O que significa que há mais tempo para os doentes.

Atualmente, uma parte substancial das consultas envolve o médico a digitar no computador enquanto interage com o doente. Este fenómeno não é novo e reflete-se em números: cerca de 50% do tempo dos médicos é gasto em tarefas administrativas, resultando na perda de 30 milhões de horas médicas por ano só no Serviço Nacional de Saúde (SNS). Mas há um projeto-piloto em curso em Portugal que promete ajudar a mudar o paradigma: MEDGICAL.

Esta tecnologia, desenvolvida em território nacional, pretende lterar profundamente a forma como as consultas médicas são realizadas, oferecendo mais tempo aos doentes e reduzindo significativamente a burocracia associada à prática clínica. E para isso, introduziu uma ferramenta que está atualmente em fase de testes nas clínicas Joaquim Chaves Saúde, desde 2 de setembro.

Basicamente, esta solução permite que o médico se concentre na pessoa à sua frente, em vez de estar focado no ecrã do computador, já que os registos são feitos automaticamente, em formatos adaptados a cada especialidade. Com esta solução, os registos clínicos ficam acessíveis com um clique, permitindo que os médicos dediquem mais tempo ao que realmente importa: os cuidados de saúde.

A humanização do atendimento é uma das grandes vantagens desta aplicação, mas não a única. A MEDGICAL também otimiza recursos, proporcionando benefícios diretos tanto para o sistema de saúde como para os doentes. “Se 20% dos médicos em Portugal utilizassem a MEDGICAL, poderíamos realizar mais 2,5 milhões de consultas anualmente”, afirma Bruno Castilho, cardiologista e cofundador da MEDGICAL.

Outro problema que a MEDGICAL procura resolver é a transmissão de informação entre médicos de diferentes especialidades. “Como cardiologista, utilizo frequentemente abreviaturas e termos específicos que podem não ser claros para outros especialistas. Se um dos meus doentes precisar de ir a uma urgência ou consultar outro clínico, é fundamental que a informação seja compreensível e precisa”, refere Bruno Castilho. Ao gerar automaticamente as notas clínicas, a MEDGICAL facilita a comunicação e reduz o risco de erros, garantindo que a informação é clara e padronizada.

Os médicos que já experimentaram a MEDGICAL têm reagido de forma muito positiva. “Uma vez experimentada, não se quer voltar atrás”, diz Daniel Ferreira, coordenador do Serviço de Cardiologia e do Serviço de Informação Clínica na JCS. Ele destaca a capacidade da plataforma de permitir que os médicos mantenham contacto visual com o doente durante toda a consulta, sem precisarem de desviar a atenção para o teclado. Em menos de 30 segundos, a MEDGICAL regista automaticamente todo o conteúdo da consulta.

A implementação da MEDGICAL é simples e não requer instalação de software ou aquisição de hardware complexo. Apenas um microfone ligado ao computador e o acesso a uma página web são necessários para iniciar o registo automático. No final da consulta, as notas clínicas são geradas em apenas 20 segundos, podendo depois ser copiadas para o processo clínico e eliminadas da plataforma, garantindo a privacidade dos dados.

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