Vila Franca de Xira terá um campus de data centers de última geração com neutralidade carbónica

- Publicidade -

A construção do campus terá várias fases, estando previsto que a primeira unidade esteja operacional em 2027.

A MERLIN Properties, líder em ativos imobiliários sustentáveis na Península Ibérica, e a Edged Energy, fornecedora global de data centers sustentáveis, uniram forças para construir um novo campus de data centers de última geração em Vila Franca de Xira.

O campus, situado a 20 minutos do Parque das Nações, junto à estação ferroviária de Castanheira do Ribatejo, será composto por cinco data centers de classe mundial. Com 180MW de potência crítica e energia 100% renovável, o projeto foi concebido para minimizar o consumo de energia e preservar os recursos hídricos da região.

A escassez de água é uma preocupação crescente em Portugal, com algumas regiões a enfrentar restrições no consumo. Neste contexto, o campus de Vila Franca de Xira assume especial relevância pela sua eficiência hídrica. Estima-se que o campus permita poupar cerca de 2,7 mil milhões de litros de água por ano, em comparação com data centers convencionais.

Para além da localização estratégica e do acesso a energia renovável, o campus irá integrar o sistema de arrefecimento sem água ThermalWorks. Esta tecnologia, desenvolvida para responder às exigências da IA generativa e da computação avançada, permite suportar altas densidades de energia, com uma redução significativa no consumo energético.

A sustentabilidade é um princípio fundamental em todas as fases do projeto, desde a conceção e operação, até à utilização de energia de reserva ultra-limpa. Os geradores do campus serão alimentados a gás natural, o que reduz drasticamente as emissões atmosféricas, em comparação com os geradores a diesel tradicionais.

Portugal tem-se afirmado como um mercado estratégico para a MERLIN Properties, com um portefólio que inclui escritórios, logística e centros comerciais, avaliado em cerca de 1,2 mil milhões de euros. Segundo Ismael Clemente, Diretor Executivo da MERLIN Properties, “estes data centers, como nova classe de ativos, irão colocar Portugal numa posição de destaque”. O país beneficia de uma localização geográfica privilegiada, com fácil acesso a cabos submarinos intercontinentais, uma rede elétrica robusta e fontes de energia renovável, criando um ambiente favorável ao investimento e à inovação.

Nota: imagem meramente ilustrativa

Alexandre Lopes
Alexandre Lopeshttps://echoboomer.pt/
Licenciado em Comunicação Social e Educação Multimédia no Instituto Politécnico de Leiria, sou um dos fundadores do Echo Boomer. Aficcionado por novas tecnologias, amante de boa gastronomia - e de viagens inesquecíveis! - e apaixonado pelo mundo da música.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados