Desde 2017 que a marca não abria novas lojas no país.
A Primark, a gigante da moda acessível, continua a sua expansão em Portugal. Foi em junho, durante uma web meeting com a imprensa portuguesa, que ficámos a saber dos planos da cadeia irlandesa em Portugal, que passava não só por quatro novas lojas – Montijo, Covilhã, Viseu e Guimarães -, como uma remodelação da Primark do Centro Colombo, que tem agora um total de 6038m2 de área comercial, o que a torna na maior loja Primark do mundo num só piso.
Já no passado mês de setembro ficámos a saber que a loja Primark do Montijo, localizada no Alegro Montijo, vai ser inaugurada amanhã, dia 11 de outubro, às 10h. E o Echo Boomer teve a oportunidade de ir à pré-inauguração da loja para conhecer todos os detalhes.
Numa tour conduzida por Nelson Ribeiro, Head of Sales da Primark Portugal, o responsável começou por dizer que se trata da 11ª loja em Portugal, a primeira a ser inaugurada desde a loja de Loulé, em 2017 – aqui não consideramos a renovação da loja no NorteShopping em 2019, na altura a primeira do país a ter um salão de beleza.
“Voltámos a investir no mercado português. É uma loja com 2.460m2, a qual conta com algumas novidades, e estamos muito contentes por abrir nesta cidade, naquela que é a segunda loja no distrito de Setúbal”, referiu Nelson Ribeiro. E logo à entrada os clientes são brindados pela Trends Area, onde estão patentes vários produtos desenhados em parceria com a influencer espanhola Paula Echevarría. Esta coleção é nova e estará patente em todas as lojas da marca a nível ibérico.
A loja tem realmente imenso espaço e, assim que entramos, repara-se numa novidade absoluta em Portugal: uma montra com um ecrã digital, que servirá para divulgar novas campanhas. Não é claro se novas lojas também terão um ecrã digital instalado, mas, quanto às lojas já existentes, tudo se mantém igual, ou seja, sem alterações. É, no fundo, uma nova forma de comunicar.
Já no departamento de Senhora, o que tem mais destaque nesta nova loja, foi mantida a mesma política das outras lojas, com todos os produtos básicos, mas também a coleção especial Edith, uma coleção mais premium e que eleva mais a moda, passando uma mensagem diferente ao cliente, mas sempre com preços competitivos, como é apanágio da Primark.
Nelson Ribeiro também aproveitou para salientar que a marca trabalha muito a questão das licenças, isto é, para utilização de propriedades inteletuais de outras empresas, e que são depois estampadas no vestuário, como imagens da Hello Kitty, Stitch, Mickey, PlayStation, Minions, Inter Miami (devido ao futebolista Lionel Messi), entre outras.
Outra área de destaque é a de Beauty, sendo a primeira loja da marca a contemplar o novo conceito. Basicamente, tudo o que for dedicado a cosmética e beleza está concentrado nesta secção, algo que ajuda não só os clientes, com os próprios funcionários.
Quanto ao departamento de Homem, há também uma zona de trend – tal como na entrada da loja -, numa tendência para aplicar às restantes lojas. Este departamento dedicado ao sexo masculino é bastante generoso em termos de tamanho, composto por acessórios, pijamas, roupa interior e calçado.
“O departamento de Homem tem aqui uma entrada diferente que difere um pouco das restantes lojas. O normal é termos Homem e Senhora na entrada, mas, para esta loja, criámos um mundo de Senhora, o qual tentámos elevar, e o departamento de Homem vem então um bocadinho mais para trás. Mas são exatamente os mesmos produtos que conseguimos encontrar nas restantes lojas”, esclareceu Nelson Ribeiro.
Destaque também para os produtos Primark Cares, em que 55% das vendas da Primark já fazem parte deste programa que promove roupa mais sustentável ou feitas com fibras mais sustentáveis. Aqui, o Head of Sales da Primark Portugal destacou o programa de algodão orgânico da empresa, implementado há mais de 10 anos e que já formou mais de 300.000 agricultores (a maior parte do Bangladesh). A Primark quer que, até 2030, todas as suas vendas de roupa sejam do programa Primark Cares, isto é, de origem mais sustentável.
A proposta da Primark é para qualquer faixa etária, seja recém-nascido, crianças – faixa etária muito importante para o mercado português, e muito ajudou o facto de a Primark não ter subido os preços -, adolescentes, adultos e, claro, seniores. De coleções mais formais a propostas mais desportivas, há de tudo para todos os gostos.
Outra grande novidade são as caixas self-checkout, até porque é a primeira loja em Portugal a contar com este serviço – sendo que todas as outras que vierem terão este serviço de “self-service”. O objetivo é proporcionar maior agilidade e comodidade aos clientes. Existem apenas duas caixas que aceitam pagamento em dinheiro.
A chegada da Primark ao Alegro Montijo também representa um impulso para a economia local, com a criação de mais de 70 novos postos de trabalho. A empresa reforça o seu compromisso com o mercado português, expandindo a sua presença e gerando oportunidades de emprego em diferentes regiões do país. O investimento nesta loja foi de 6 milhões de euros.
Quanto às restantes lojas em Guimarães, Viseu e Covilhã, prevê-se que abram ao longo dos próximos dois a três anos – estima-se que a de Guimarães possa abrir até ao verão de 2025. Quando todas estiverem em funcionamento, a Primark terá 14 lojas em Portugal.