Taxa de atualização variável não está a ser bem aplicada.
Lançado na semana passada pela Apple, o iOS 18 chegou com várias novidades em personalização. Mas agora, os utilizadores estão a descobrir que a Apple pode ter reduzido o desempenho dos chips dos iPhones para aumentar a autonomia da bateria, e também está a limitar a taxa de atualização do ecrã dos modelos Pro a 80Hz.
Relatos de utilizadores na rede social X (antigo Twitter) e na rede social Weibo mostram que os ecrãs dos iPhone 16 Pro não estão a conseguir reproduzir a taxa de atualização máxima de 120Hz após serem atualizados para o iOS 18. Vídeos demonstram que o ecrã do iPhone permanece em 80Hz durante a maior parte do tempo, mesmo ao utilizar diversas aplicações e a navegar na web. A única exceção é ao deslizar entre páginas a alta velocidade, já que aí o ecrã consegue chegar aos 120Hz, mas apenas por breves momentos.
Outro vídeo mostra que o ecrã do iPhone permanece nos 60Hz quando está com uma imagem estática, em vez dos 10Hz ideais para poupar energia. A taxa de atualização oscila entre 60Hz e 120Hz em alguns momentos, mas bloqueia nos 80Hz ao alternar rapidamente entre aplicações e páginas da Internet.
iOS 18 precisa de uma atualização urgente
Estas limitações significam que o ecrã do aparelho não está a utilizar todo o seu potencial quando necessário, nem a reduzir a taxa de atualização adequadamente para poupar energia quando o telemóvel não está em uso.
Este parece ser mais um problema do iOS 18 do que do aparelho em si. Como tal, é expectável que a Apple resolva esse problema, bem como outros problemas menores, numa próxima atualização.