Uma lufada de ar fresco para a empresa fundidora.
Apesar das dificuldades recorrentes no mercado de processadores, a Intel acaba de desferir um grande golpe ao assinar com a Amazon Web Services (AWS) um contrato gigante para encomendar processadores de Inteligência Artificial. Num acordo multibilionário e plurianual, a Intel vai projetar e produzirá dois chips habilitados para IA para o AWS, incluindo um utilizando o seu processo 18A e outro baseado no Xeon 6 (Intel 3).
Esta colaboração fortalece uma parceria de longa data entre os dois gigantes americanos, especialmente em Ohio, onde a Intel planeia contratar mais de 3.000 pessoas para as suas novas fábricas de chips.
A Amazon, como muitas outras grandes empresas de tecnologia, está a investir muito na inteligência artificial generativa. A gigante das vendas online assinou nomeadamente uma parceria com a Anthropic para a integração de funcionalidades de IA na sua plataforma de compras. A AWS também oferece IA como serviço, através de ferramentas como Coding Assistant e AI App Builder.
Será que a posição de força da Intel em território americano será tal que fortalecerá o fundador contra concorrentes diretos (TSMC, NVIDIA, AMD) que são hoje mais ágeis e eficientes do que nunca? Teremos de esperar para ver.