Imagens dos créditos da versão vinil do novo álbum From Zero revelam que a banda escolheu Portugal para gravar alguns dos temas.
Os Linkin Park estão de volta, com uma nova composição, onde se destaca a vocalista Emily Armstrong (da banda Dead Sara), que contribui na continuação do legado deixado por Chester Bennington e na escrita de novos temas; e o baterista Colin Brittain, que vem substituir Rob Bourdon, que decidiu abandonar o grupo nesta sua nova fase.
A banda anunciou o seu regresso no passado dia 5 de setembro, com o lançamento do novo single, “The Emptiness Machine“, o anúncio de uma tournée global, que está a acontecer atualmente, e, claro, um novo álbum. O primeiro desde 2017, chamado One More Light.
Com lançamento apenas no dia 15 de novembro, o novo álbum dos Linkin Park chama-se From Zero e será lançado com várias edições: edições de CD tradicional, edições especiais, edições limitadas e até uma versão em cassete. Os audiófilos fãs da banda e colecionadores de vinil poderão também escolher diferentes versões com diferentes capas e cores e, agora, graças a uma dessas edições, surge um detalhe muito interessante: a banda veio a Portugal gravar alguns dos temas do novo álbum.
A informação foi partilhada e escrutinada no Reddit, onde foi divulgada uma imagem em alta resolução de uma das edições em vinil, onde é possível ler letras e créditos das músicas. Os fãs prontamente filtraram toda essa informação para perceber a direção sonora no novo trabalho e descobriu-se até onde é que a banda gravou alguns temas.
De acordo com a descrição geral do álbum, maioritariamente produzido pelo frontman Mike Shinoda, a banda gravou o álbum em diferentes estúdios e locais, três deles nos Estados Unidos da América, e um deles em Lisboa, Portugal, mais precisamente no estúdio Namouche, de acordo com a imagem divulgada.
Inaugurado a 25 de abril de 1973 pelo histórico José Fortes, o Namouche foi projetado por uma empresa alemã e conta com uma correção acústica feita por um francês. Mas o Namouche somente ganhou o seu nome definitivo na década de 80, quando Guilherme Inês e Zé da Ponte o adquiriram à Rádio Triunfo.
Dois discos de Fausto foram gravados neste estúdio vintage, e por lá passaram nomes consagrados como Zeca Afonso, Tara Perdida, Dulce Pontes, Xutos e Pontapés e Adriano Correia de Oliveira, passando pelos mais recentes Orelha Negra, PAUS e Cais Sodré Funk Connection. Muito em parte devido à sua ampla sala de captação.
Esta informação de que os Linkin Park vieram até Portugal para gravar alguns dos seus novos temas carece, obviamente, de uma confirmação oficial, que só será revelada com o lançamento do novo disco. Mas a confirmar-se, é um interessante pedaço de informação, especialmente com todo o secretismo em volta do regresso da mesma, que, esse sim, já se confirmou.
From Zero dos Linkin Park tem lançamento em formato físico e nos serviços de streaming a 15 de novembro. Entretanto, no momento de escrita deste artigo, o novo single, “The Emptiness Machine”, ocupa atualmente o sexto lugar no Top 100 de músicas mais ouvidas no Apple Music em Portugal e o terceiro lugar no Top 50 do Spotify, também em Portugal.