Tecnologia está agora a dar os seus primeiros passos e está presente num número limitado de dispositivos.
A tecnologia continua a surpreender-nos e a ultrapassar os limites da inovação. Desta vez, é a Samsung que está nas manchetes com um novo recurso para os seus principais televisores OLED, o Quick Media Switching, ou que será vulgarmente chamado de QMS.
O Quick Media Switching, baseado no design HDMI 2.1a, é um recurso que pode parecer rudimentar à primeira vista. No entanto, representa um verdadeiro feito tecnológico. Na verdade, permite alternar suavemente entre taxas de atualização de diferentes conteúdos sem a desagradável interrupção de um ecrã totalmente negro, muitas vezes chamado de “bonk HDMI”.
Graças a essa nova tecnologia, a mudança de um conteúdo para outro é quase impercetível para a maioria dos utilizadores. Por exemplo, podem mudar de um programa de TV que está a ser exibido a 50 frames por segundo para um filme a 24 frames por segundo sem o menor solavanco. “Esse recurso é tão avançado que nem notará que está a funcionar”, afirmou um representante da Samsung.
Compatibilidade e disponibilidade do Quick Media Switching
Atualmente, está disponível apenas através de um reprodutor de multimédia HDMI 2.1a compatível, como o Apple TV 4K de 2022. Além disso, a funcionalidade do QMS está atualmente acessível apenas nas TVs OLED S95D e S95C da Samsung.
Também é importante ressalvar que a função não funciona ao alternar entre HDR e conteúdo padrão, apenas entre diferentes taxas de atualização. Finalmente, o futuro desta tecnologia permanece incerto, pois ainda não está claro se ela será integrada a uma gama mais ampla de dongles de streaming.