Viagens da Flixbus entre Lisboa e Porto vão ser feitas num autocarro 100% elétrico chinês

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Serão feitas duas viagens por dia, uma em cada sentido, sete dias por semana.

Depois dos testes-piloto com autocarros de longa distância 100% elétricos na Alemanha e em França, em 2018, e do lançamento das primeiras viagens interestaduais com autocarros 100% elétricos nos Estados Unidos, era a vez de Portugal receber, em 2022, o primeiro autocarro expresso 100% elétrico da FlixBus, que operou entre as cidades do Porto, Vila Real, Amarante e Bragança.

Na altura, era divulgado que essas viagens 100% neutras em carbono seriam feitas num autocarro da marca Yutong, operado pela AV Feirense. Tinha capacidade para 47 passageiros e uma autonomia de cerca de 350km, demorando cerca de três horas a carregar. No entanto, acabaram por ser realizadas menos viagens que o previsto, uma vez que não estavam reunidas as condições para carregar o veículo adequadamente. E esse projeto-piloto ficou por aí.

Dois anos depois, a Flixbus anunciou hoje que a rota Lisboa-Porto vai passar a ser operada por um autocarro 100% elétrico, também da Yutong.

“Este é o primeiro autocarro de longa distância 100% elétrico a operar em Portugal, depois de um projeto-piloto que desenvolvemos em 2022, entre o Porto e Bragança. Vai operar entre Lisboa e Porto, naquele que é um dos mais concorridos corredores rodoviários do País. Ainda que pequeno, é um passo histórico para a descarbonização do transporte de passageiros de longa distância em Portugal”, afirma Pablo Pastega, diretor-geral da FlixBus em Portugal, em comunicado.

Há, claro, diferenças em relação ao autocarro que foi utilizado em 2022. Novamente da chinesa Yutong, este veículo 100% elétrico consegue alcançar uma autonomia de cerca de 400 quilómetros, indo realizar duas viagens por dia, uma em cada sentido, sete dias por semana. Ou seja, Lisboa-Porto e Porto-Lisboa.

O autocarro, com baterias com capacidade de 425 kWh, será carregado no final de cada viagem, estimando-se que a carga vá dos 20 aos 100% em cerca de 2h45, se usada a potência máxima. Este projeto, novamente em parceria com a AV Feirense – que comprou o autocarro à Yutong por 500.000€ -, conta com o apoio da EDP, que disponibiliza um ponto de carregamento e eletricidade nas suas instalações em Sacavém.

Diz a Flixbus que, com este autocarro, conseguirá, no mínimo, uma poupança de 150 toneladas de CO2 por ano.

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