E fiquem descansados: com os dias a ficarem mais frios, os jantares serão servidos dentro de salas.
Desde o passado dia 14 de maio que Sesimbra conta com o primeiro hotel de cinco estrelas do concelho. Falamos do Sesimbra Oceanfront Hotel, localizado na zona nascente da vila, junto à Praia da Califórnia, onde antes funcionava o Sesimbra Hotel & Spa.
Adquirida pelo grupo Highgate Portugal, a unidade hoteleira foi objeto de uma ampla renovação nos últimos meses, num investimento de um milhão de euros, que é também uma clara aposta na mudança da imagem para o reposicionar num novo conceito, que vai buscar muita da sua inspiração às tradições, história e identidade local.
O hotel tem 92 quartos, dos quais 8 suites, e todos com varanda e vista mar, bem como vários salões, bar e o restaurante MarLuso, que oferece propostas com influências na gastronomia e produtos locais. E é precisamente sobre o restaurante que vos falamos hoje.
O restaurante MarLuso é uma homenagem ao navegador Sebastião Rodrigues Soromenho, natural de Sesimbra no século XVI, que serviu como piloto nas Índias Ocidentais, de Acapulco a Manila, Califórnia, São Francisco e México. É por isso que o menu combina os sabores vibrantes da Costa Rica, Guatemala, El Salvador e Belize, resultando numa carta de fusão de influências internacionai, com o peixe e a vida marinha como elementos centrais. É é precisamente neste MarLuso que se pode devorar o fantástico pequeno-almoço em estilo buffet.
A grande novidade por estes dias é que, e até ao final de setembro, o Marluso transforma-se no palco de noites especiais. O que é que isto quer dizer? Bom, podem contar não só com um buffet irresistível, preparado com mestria pela chef Vera Silva, como também com música ao vivo (guitarra e voz), nas noites de terça e quinta-feira, das 19h30 e as 22h30. Têm até ao final de setembro para aproveitar… e foi precisamente que fizemos aqui no Echo Boomer.
Como gostamos de jantar cedo, aproveitámos e fomos uns minutos antes da hora para usufruir do final de tarde no Poké Bar, localizado junto à piscina, e apreciar um dos vários cocktails.
No Poké Bar foi preparada uma viagem de exploração de sabores costais, inspirada no navegador Sebastião Soromenho, que, originário de Sesimbra, guiou o galeão em viagens de Acapulco a Manila, atravessando a Baía da Califórnia, Acapulco e México, alcançando depois o Havaí. Portanto, por ali encontram uma fusão de conceitos culinários havaianos de poké com influências portuguesas, bem como várias bebidas que procuram criar uma mistura única de sabores que destacam estas interações interculturais.
O menu do espaço é bastante interessante, contando com Snacks (onde encontramos Empanadas de atum com escabeche de laranja e Tacos de peixe com “salsa verde”), Sandwiches e Burguers (com opções como Sandes club de frango com mariana coreana e Bifana de porco alentejano, kimchi de cenoura e manteiga de amendoim), os incontornáveis Pokés (sugere-se o que leva Atum dos Açores, abacate e maionese de wasabi ou Porco assado com molho BBQ coreano, feijão soja e picle de pepino) e, claro, sobremesas, como Sundae de banana split, Ananás dos Açores com xarope de moscatel e hortelã ou Tarte de chocolate negro e matcha.
Naturalmente, as bebidas não são de deixar de lado, com uma seleção de cocktails Bartender Choice ou, então, cocktails de assinatura, como o Arrabadine Old Fashion (leva licor Arrabidine, açúcar e angostura), o Pescador Sour (com licor Pescador, limão, açúcar e fee foamer) – o qual provámos, sendo muito “Sesimbra” o que significa que não vão encontrar em mais lado nenhum -, o Algarve Margarida (Tequila, licor de laranja do Algarve, agava, lima e sal preto do Hawai) ou o Arrabida Expresso Martini (com Bicabagaço, que é uma aguardente… de café), entre outras opções. Há, também, várias opções de vinhos, bem como vários Tea Spritzers e bebidas fit. O melhor de tudo? Podem usufruir da belíssima vista do hotel, com uma piscina infinita ali à beirinha.
Depois de dois belos cocktails, descemos então as escadas até ao restaurante MarLuso, para darmos início à nossa experiência gastronómica. Como dissemos anteriormente, o espaço preparou um belíssimo menu para quem estivesse disposto a pagar os 35€ pedidos (17,5€ para crianças dos 3 aos 12 anos), sem bebidas incluídas. O preço é mais que justo, tendo em conta a qualidade e variedade apresentada.
Como ainda estamos no verão, e apesar de os termómetros já não registarem temperaturas próximas dos 40º ou mais, o jantar foi servido na esplanada do restaurante, com imensos lugares disponíveis. O espaço estava muito bem composto, havendo ainda música ao vivo para animar os presentes.
Apesar de não ser um buffet gigante por aí além, haviam opções de sobra. Quem quisesse começa por algo mais leve tinha pão, salada coleslaw, tomate, cenoura e outros legumes e vegetais. Logo de seguida na mesa seguinte podíamos devorar Salada de camarão com manga e cogumelos marron, Guacamole com chips de batata doce, Salada mexicana de frango e Burritos de porco BBQ.
Obviamente as opções não ficaram por aqui, até porque depois tinham acompanhamentos como legumes grelhados, fusilli com molho de tomate, chilli sem carne, arroz, batata a murro, maçaroca grelhada, abacaxi grelhado e pimento padron. Sim, acompanhamentos, pois as estrelas da noite estavam junto ao grelhador.
Estavam disponíveis proteínas como Frango grelhado com molho pico de gallo, salsicha fresca, picanha grelhada e espetadas de peixe, tudo feito no momento. Caso os tabuleiros ficassem vazios – nunca reparámos -, era questão de esperar uns minutos até as carnes e peixes serem repostos. Tudo delicioso e de qualidade.
Além disso, havia ainda uma mesa mais ao lado onde estava a ser servido ceviche de atum e espadarte feito na hora, marinados com leche de tigre. Que maravilha!
Para terminar em beleza, a seleção de sobremesas também não deixava a desejar, de todo. Havia choux de maracujá, Bolo “3 leche”, fruta tropical, Bolo de chocolate e chipotle e uma imperdível Tarte de Amendoim e banana. E difícil foi não repetir e repetir…
Atenção que o menu pode não ser sempre o mesmo. Por exemplo, esta terça-feira que passou, dia 10 de setembro, o menu era dedicado à gastronomia portuguesa, com opções como bifanas, caldo verde ou croquetes, entre muitas outras coisas. E entretanto estes jantares buffet passarão a ser feitos indoor, dadas as descidas de temperatura.
Portanto, caso queiram comer muito e bem, e sem pagar um preço exagerado, esta é a solução. Para reservas, basta ligar para o 965805733 ou enviar um email.