Combinando tradição, qualidade e um serviço exemplar, o Aires é o local certo para fazer um brinde à boa mesa e ao melhor da vida.
No coração do Monte Estoril, com as suas vistas panorâmicas e o característico charme cosmopolita, os amantes da alta gastronomia encontram não só um refúgio de tranquilidade, mas também um destino bastante tentador: o restaurante Aires Estoril, um verdadeiro tributo à tradição gastronómica argentina, que combina a excelência das carnes com uma seleção impressionante de vinhos do Nordeste deste magnífico país. O Aires não é apenas mais um restaurante; é uma experiência sensorial que cativa tanto os conhecedores da boa mesa como os que anseiam por novas descobertas culinárias.
Pois o que temos para apresentar é uma verdadeira viagem ao Coração da Argentina, com esta magnífica pérola dos restaurantes do icónico Monte Estoril. O Aires localiza-se numa das áreas privilegiadas de Cascais, mais especificamente na Av. São Pedro 8A, e tem como missão apresentar pratos de confeção primorosa, à base das famosas carnes argentinas, traduzindo a essência da Argentina numa carta onde há muito, e muitíssimo bom, por onde escolher, num espírito de paixão pelo bom vinho, boa comida, boa música e bons momentos com a família e amigos e simplesmente viver a vida ao máximo.
O ambiente simultaneamente nobre e popular, simples e sofisticado, oferece o equilíbrio perfeito entre a tradição e o conforto moderno, tornando o Aires o local ideal para um jantar especial ou para celebrar em família. O design do espaço, os altíssimos tetos estucados, as madeiras contrastantes com os dourados que separam da sala um mezanino situado no topo do espaço e a iluminação suave são elementos que criam uma atmosfera intimista que convida à degustação dos melhores sabores da Argentina. Tudo é perfeito, assim que se entra, ao primeiro olhar: desde a decoração retro-moderna, extremamente elegante, uma sala de grandes espelhos e profundos tons azuis evocativa de um ambiente douradamente sul-americano, até ao staff vestido com detalhes do seu país natal (além de muitíssimo simpático e acolhedor).
Vamos, então, dar uma espreitadela a este espaço que nos proporciona sem dúvida uma viagem gastronómica ao coração das terras argentinas e das suas tradições culinárias e vinícolas, graças a uma meticulosa e bem sucedida seleção de grandes “Best of” argentinos, que abraça a diversidade cultural argentina.
Aqui, o foco é na experiência, na qualidade do momento partilhado e, claro, na excelência dos pratos servidos, para não falar no staff do restaurante: altamente especializado, combinando conhecimento profundo dos pratos e vinhos com uma simpatia e atenção que fazem com que cada cliente se sinta especial. Desde a recomendação do vinho perfeito para o prato escolhido, até aos pequenos detalhes de atenção personalizada e eficiente, o atendimento no Aires é um exemplo de hospitalidade que enaltece ainda mais a experiência gastronómica. De facto, no Aires, o cardápio é uma ode à carne de superior qualidade e aos cortes argentinos, mundialmente famosos por serem suculentos e preparados na perfeição, aspeto em que este restaurante se destaca, como não poderia deixar de ser, por homenagem à autenticidade e respeito às tradições culinárias do país.
Convém explicar desde que já que, na Argentina, cada tipo de corte se reporta a uma parte específica do corpo do animal, traduzindo-se em designações que alguns eventualmente podem desconhecer. Eis algumas.
A Entraña (entranha) é o corte correspondente a uma parte do diafragma do animal que se localiza entre a costela e o bife da vazia; o Bife de lomo é equiparável ao nosso filé mignon; o Contra filé (sem osso) por sua vez é designado por bife de chorizo; já o Ojo de bife é o miolo do bife de ancho, localizado na parte dianteira (entre a 6ª e 11ª costelas), sendo esta parte tenríssima na tradição do corte argentino. Vamos, então, ao que mais importa: a degustação de um menu de excelência.
Nas entradas, vieram para a mesa quatro delícias. Ora vejam só: o Duo de Empanadas Salteñas (Empanada de carne cortada à faca e empanada caseira de “charqui gaucho”, acompanhada de molho de tomate picante), a Provoleta Aires (Queijo provolone, rúcula, tomate confitado, flocos de prosciutto e redução de Coca Cola e Fernet Branca), os Medallones de Morcilla Aires (Medalhões de morcela com borda de massa folhada, gotas de azeite verde, cebola caramelizada e chuva de praliné de nozes) e o Chorizo Criollo Al Plato (Chouriço servido com molho crioulo clássico e fatia de pão caseiro com chimichurri). Enfim, uma orquestra de sabores, para não falar no couvert, com pão de ervas e Tortilla andina, uma especialidade argentina meio crocante que se torna deliciosa acompanhada com o patê de beringelas e tomate e maionese de aipo, esta, de um creme verde claro saboroso, uma delícia com a tortilha andina.
Olhemos agora para o menu principal. Aqui, entramos no verdadeiro reinado das carnes argentinas, com um menu constituído por pratos de autor (Costilla ou entrecosto braseado de dupla cozedura, Vazia Milaneza e Caçarola Humita do Norte, entre outros) e um belo naipe de carnes premium assado no forno Josper (alimentado a carvão), que revelam camadas de sabor e textura que são difíceis de encontrar longe do seu país de origem.
Mas esta descrição não poderia prosseguir sem uma referência a cepas prestigiadas e emblemáticas como as dos vinhos do Norte Argentino. Com uma seleção cuidada de rótulos do norte da Argentina, o Aires oferece aos seus clientes a oportunidade de explorar alguns dos melhores exemplares vinícolas da região.
Experimentámos, com aquelas maravilhosas entradas, um Torrontés de 2022, Piattelli Vineyards, de uva branca nativa da Argentina, que se destaca pela sua acidez vibrante e notas florais.
Com o Mate como protagonista da carta de bebidas Signature do Aires, uma das suas estrelas é, naturalmente, o Malbec, com opções como o Catena Zapata Malbec e o Altos Las Hormigas Malbec, que revelam a complexidade e a profundidade que essa variedade pode alcançar. Assim, o protagonista dos segundos pratos, em que optámos pelas irresistíveis especialidades grelhadas, foi um tinto de maravilhosa cor rubi, também um Piatelli Reserva Sauvignon, frutado ao olfato, seco no final da boca, a acompanhar maravilhosamente a Entraña Argentina, o Bife de Chorizo Premium, o Ojo de Bife Selección Especial e o Lomo de Novillo Argentino.
Conforme nos explicou quem sabe, estes são vinhos criados em regiões altas e montanhosas (o design do rótulo é, por si, uma bonita peça ilustrativa desse dado) e, graças a isso, de sabor incomparável. O Colomé Torrontés, por exemplo, é uma excelente escolha para acompanhar pratos mais leves ou pitorescos.
Para os que preferem vinhos mais encorpados, o El Esteco Cabernet Franc é uma opção intrigante, com notas de frutas vermelhas e um final persistente que harmoniza perfeitamente com as carnes grelhadas. E com tudo isto, eis que chega o momento de apresentação de uma das grandes estrelas deste cardápio, sem dúvida, o Bife de Chorizo. Este é um corte clássico que, no Aires Estoril, é tratado com a reverência que merece. Servido no ponto exato de maturação e com uma crosta externa que preserva a suculência interna, cada pedaço é uma experiência de sabor.
Para os amantes de sabores mais intensos, o Ojo de Bife é uma escolha a não perder, com a sua gordura entremeada que, ao ser grelhada, intensifica o paladar da carne, resultando numa verdadeira explosão de sabor.
Uma outra opção poderia ser o Wagyu Argentino, embora esteja sujeito a disponibilidade.
Para degustar ainda melhor o que já é maravilhoso, o Aires oferece uma seleção de acompanhamentos que, embora simples, complementam perfeitamente a riqueza das carnes. É o caso das Papas Soufflé, batatas fritas infladas que proporcionam uma textura crocante que contrasta maravilhosamente com a suculência das carnes. Também experimentámos o delicioso Arroz Tostado (arroz assado com manteiga de ervas e curcuma) e os Boniatos De Campo (batatas doces cozinhadas com pele, manteiga de salva e migalhas de queijo Roquefort).
Além destes maravilhosos acompanhamentos, pode ainda contar com os Legumes Assados no Fogo (tomate, cebola, pimentos, alho assado, cenoura, batata-doce, beringela); Cogumelos inteiros da Patagónia (cogumelos inteiros perfumados com alho e azeitona e servidos com redução de frutos vermelhos); Ensalada Clásica (mistura de verduras, tomates cereja frescos, cenoura ralada e cebola roxa); e Ensalada Aires (salada com mistura de verduras, tomate cristalizado, abacate, sementes de girassol, amêndoas caramelizadas, arandos secos, presunto e fatias de queijo parmesão, com molho de vinagrete especial Aires).
Para um final doce, testámos um Flan com Doce de Leite, feito com espuma de creme de mel de cana e areia de frutos secos torrados; a Trilogia de Doce de Leite, uma delícia suprema que serve num prato um Cone de doce de leite, Maicenita (alfajor de amido de milho recheado com doce de leite) e Cabsha de chocolate branco e doce de leite), e o VOLCAN AIRES, que consiste num autêntico vulcão de chocolate negro com coração de chocolate branco e gelado.
Há, ainda, a Chocotorta (um bolo feito com bolachas de chocolate, café, doce de leite e natas), as Panquecas de Doce de Leite (panquecas de doce de leite servidas com uma bola de gelado de nata e migalhas de Mantecol), e o Ananás Al Malbec, sumptuosas fatias de ananás cozinhadas em vinho, cravinho e gotas de laranja, acompanhadas de gelado e hortelã em pó.
Se o ambiente, o atendimento e o menu já não fossem suficientes para fazer do Aires um destino imperdível, falta acrescentar-lhe somente a deliciosas sugestões de bebidas espirituosas e frescas de inspiração argentina, como tudo o mais, de resto. Temos cocktails como o Tereré, que reinterpretam os chás servidos com rigoroso método, incorporando vodka e suco de laranja, numa mistura fria e calculada, e que espevitam o paladar com sabores bem apurados, frescos e explosivos.
Em suma, o Aires Estoril não é apenas um restaurante; é um tributo ao requinte e à excelência da tradição gastronómica argentina, oferecendo um menu executado com uma mestria que merece todos os elogios. Numa zona onde a oferta é vasta e variada, o Aires é um espaço que se afirma com autenticidade, qualidade impecável das suas carnes e uma seleção criteriosa de vinhos que elevam a gastronomia a outro nível. É um destino obrigatório para quem valoriza a excelência à mesa e procura uma experiência que ultrapassa o comum.
Combinando tradição, qualidade e um serviço exemplar, o Aires é o local certo para fazer um brinde à boa mesa e ao melhor da vida. De momento, o Aires está aberto de quarta a sexta-feira ao jantar, e aos sábados e domingos também ao almoço. Para reservas, basta seguirem este link.