Vão viajar? A regra do limite de 100ml na bagagem de mão está de volta aos aeroportos

- Publicidade -

Regra havia sido abolida há poucos meses.

Uma regra recentemente abolida está de volta aos aeroportos europeus. A regra dos 100ml, bem conhecida dos viajantes aéreos, foi reinstaurada pela Comissão Europeia, embora tenha começado a desaparecer no início deste ano. Implementada em 2006, esta regra proíbe os passageiros de transportarem mais de 100ml de líquidos na bagagem de mão, medida que visa prevenir a introdução de explosivos líquidos nos aviões.

No início do ano, a abolição gradual desta regra foi possível graças à chegada de scanners de nova geração capazes de detetar explosivos, mesmo aqueles escondidos em líquidos. Contudo, muito recentemente essa decisão foi colocada em causa. Os estados membros da União Europeia, bem como os Estados Unidos e o Reino Unido, expressaram as suas dúvidas sobre a fiabilidade dos novos scanners. Segundo um relatório técnico enviado à Conferência Europeia da Aviação Civil (ECAC) em maio passado, estes dispositivos são certamente promissores, mas não garantem uma deteção fiável de explosivos em recipientes com mais de 330ml.

Perante estas incertezas, Bruxelas decidiu restabelecer temporariamente a regra dos 100ml a partir de hoje, dia 1 de setembro de 2024, enquanto se aguardam por novos testes mais conclusivos.

O regresso da regra dos 100ml constitui um duro golpe para os aeroportos europeus que já tinham investido nestes scanners de última geração. Segundo Olivier Jankovec, diretor-geral do Airports Council International (ACI) Europe, estes dispositivos, oito vezes mais caros que os modelos antigos, representam um investimento considerável.

O regresso ao modelo antigo, baseado em scanners de raios X menos eficientes, significa que os benefícios esperados desta tecnologia avançada não se materializarão, pelo menos por enquanto. “A segurança não é negociável”, afirmou Olivier Jankovec, sublinhando que todos os aeroportos cumprirão as novas restrições. No entanto, diz estar desapontado com esta decisão, que põe em causa a confiança da indústria no atual sistema de certificação da UE para equipamentos de segurança da aviação. Os aeroportos que dependiam da tecnologia C3 para melhorar a experiência dos passageiros encontram-se agora fortemente penalizados, tanto operacional como financeiramente.

liquido bagagem de mão

Está de volta a regra dos 100ml aos aeroportos europeus

O debate sobre a eficácia dos novos scanners ainda não acabou. A Comissão Europeia afirma que o desempenho dos scanners C3 geralmente não é questionado, mas que são necessários ajustes para garantir a máxima segurança. Entretanto, os passageiros devem voltar a adaptar-se aos constrangimentos ligados aos líquidos na bagagem de mão, ao mesmo tempo que beneficiam de um adiantamento: os dispositivos eletrónicos podem permanecer na bagagem durante o controlo, reduzindo assim o incómodo de passar pela segurança.

Joel Pinto
Joel Pinto
Joel Pinto é profissional de TI há mais de 25 anos, amante de tecnologia e grande fã de entretenimento. Tem como hobbie os desportos ao ar livre e tem na sua família a maior paixão.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados