De 27 a 29 de setembro no Museu Nacional Ferroviário há concertos, fantasia e atividades para todas as idades.
O Museu Nacional Ferroviário, no Entroncamento, recebe o Festival Vapor entre os dias 27 e 29 de setembro. Organizado pelo município, a edição deste ano tem como tema Fantasiar o Futuro, e promete três dias de música, cinema, teatro, performance, literatura, exposições e atividades para todas as idades.
No cinema, o Vapor recebe uma extensão do Festival Internacional Planos, e promove uma viagem pelo mundo da ficção, através da exibição de cinco curtas-metragens. Os Nirvana Studios levam as artes performativas até ao Entroncamento com o espetáculo Le Cabaret Rock – The Best of Custom Circus, que promete “extravagância, com doses surpreendentes de loucura, paródia e poesia explosiva“. Para os adultos com mais imaginação e com gosto pela escrita, vai decorrer uma oficina de escrita criativa.
Há também uma programação destinada a crianças, jovens e famílias com teatro, dança, uma feira do livro dedicada à ficção científica, fantástico e horror. No campo do fantástico, o Fórum Fantástico apresenta um concerto literário, com Maria do Mar e João Morales. Em parceria com a Liga Steampunk, acontecem várias atividades, tais como Fábrica de Autómatos, Duelos de Chá, jogos de tabuleiro, jogos tradicionais e uma oficina para famílias.
A música também vai estar em destaque no Festival Vapor. A 27 de setembro atuam os Conferência Inferno e Linda Martini, enquanto no dia seguinte, 28, é a vez dos Moonshiners e Scúru Fitchádu. No último dia, a 29 de setembro, sobe a palco a cantora Ana Lua Caiano.
Até 31 de agosto, os bilhetes custam entre os 6 e os 15€. A partir de 1 de setembro, passam a custar entre os 8 e os 20€. Podem garantir os vossos bilhetes online e em vários locais do Entroncamento. A entrada é paga a partir dos 12 anos.