Alguma coisa parece não ter corrido bem à empresa chinesa e as queixas surgem com grande intensidade.
Se são proprietários de um OnePlus 10 Pro e/ou de um OnePlus 9 Pro, a nossa melhor sugestão é que não instalem a última atualização disponibilizada pela fabricante. Isto porque nos últimos dias têm surgido diversos relatos sobre alguns problemas graves que afetaram alguns equipamentos após a atualização, provocando pânico entre os utilizadores.
O problema afeta muitos equipamentos da empresa, no entanto, o maior impacto parece ser nos OnePlus 10 Pro e OnePlus 9 Pro. As informações começaram a chegar à Comunidade OnePlus, onde diversos utilizadores relatam um comportamento decididamente anómalo dos seus equipamentos após a instalação da nova atualização, levando consequentemente a um verdadeiro KO da motherboard. Entrando em mais detalhes, muitos utilizadores relataram que não estavam a utilizar ativamente os seus smartphones no momento do incidente: de repente e sem qualquer aviso, os dispositivos desligaram-se e não mais voltaram a ligar.
Entre os sinais mais frequentemente relatados pelos utilizadores estão, em particular, um aumento anormal da temperatura, vários episódios de bloqueio, lag e muito mais. A seguir, numerosos utilizadores recorreram ao serviço de suporte OnePlus mais próximo, onde teriam sido informados dos graves problemas relacionados com a motherboard dos seus smartphones.
Até ao momento, a OnePlus não fez qualquer declaração oficial sobre um possível reembolso ou reparação gratuita com extensão de garantia: por outro lado, segundo testemunhou um utilizador na rede social X, o suporte da OnePlus teria exigido o pagamento de 42.000 rúpias indianas (sensivelmente 448€) para a reparação de um OnePlus 10 Pro afetado por este problema, resultando num custo superior ao valor real do equipamento.
Atualização causa graves problemas nos OnePlus 10 Pro e OnePlus 9 Pro
Como tal, neste momento, resta-nos esperar por alguma informação oficial da OnePlus para perceber melhor o que se está a passar. Até lá, a nossa melhor sugestão é que não instalem a atualização mais recente, se ainda não instalaram, e aguardar algumas semanas para perceber se o assunto fica regularizado.